Cours de laboratoire de ballet classique dans le programme de danse de premier cycle de l'UFPel : expériences en mode distant en 2021/1

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v2.n4.62087

Mots-clés :

Ensino de balé, balé clássico

Résumé

Ce texte est un rapport d'expérience sur la réorganisation de la matière Laboratoire de ballet classique du premier cycle de danse de l'UFPEL en mode à distance pendant la pandémie COVID-19. S'agissant d'un cours éminemment pratique, il a nécessité une planification rigoureuse, impliquant la prise en compte de différents aspects. Les leçons ont été préparées de manière à ne pas perdre la logique de l'enseignement et, en même temps, à éviter les incompréhensions des mouvements. Des tutoriels vidéo ont été créés pour aider à l'exécution des étapes, la technologie à utiliser pendant les cours en ligne a été adaptée et des devoirs hebdomadaires ont été demandés sous forme de vidéos. L'expérience a montré qu'il était possible de redimensionner l'offre d'un cours pratique en fonction des exigences du contexte à distance. La volonté de trouver des moyens d'y parvenir était fondamentale pour relever le défi de se mettre mal à l'aise et de faire face à l'incertitude des résultats.

Bibliographies de l'auteur

Daniela Llopart Castro, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Brasil.

Professora do Curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas. Doutora em Motricidade Humana na especialidade de Dança pela Universidade de Lisboa (2020), Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002). Pesquisadora dos grupos de pesquisa GEEDAC/Cnpq e OMEGA/Cnpq. Integrante da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança. Coordenadora dos Projetos Unificados “Turno 2: pesquisa e criação artística” e “Bailar: Núcleo de Dança na Maturidade”. Tem experiência nas áreas de Artes e Educação, com ênfase em Dança, atuando principalmente com dança e envelhecimento, formação docente e produções artísticas.

Rebeca Recuero Rebs, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Brasil.

Professora dos cursos de Dança, de Cinema e do Programa de Pós-Graduação em Artes (UFPel). Graduada em Comunicação Social (UCPel), com mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação (UNISINOS) e pós-doutorado em Letras (UFPel). É integrante da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança e coordena o grupo de pesquisa PRACIBER, desenvolvendo produções e pesquisas em torno de temas relacionados à cibercultura, à videodança, à mediadance e suas relações com a sociedade  

Eleonora Campos da Motta Santos, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Brasil.

Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia. Professora permanente no PPG em Artes Visuais e do Centro de Artes, ambos da Universidade Federal de Pelotas. Na graduação, atua no Curso de Dança-Licenciatura. Integra o Grupo de Pesquisa OMEGA - Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte (UFPel/CNPq). É bailarina e mãe. E-mail: eleonoracamposdamottasantos2@gmail.com
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5129-8017

Daniela Ferreira de Souza, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Brasil.

Graduanda em Dança (UFPel). Formada pela Escola de Ballet Dicléa Souza, onde atualmente é diretora artística e professora. Foi bailarina profissional na Fundação Teatro Guaíra (Curitiba) e na Cia. Nacional de Bailado (Lisboa/Portugal). 1º lugar no Festival de Dança de Joinville. Participou de turnês em países como França, Japão, Portugal e Bélgica. 

Références

ALMEIDA, Doris; FARIAS, Hillary Maria. Percepção das sensações de bailarinos em aulas de ballet clássico on-line no Brasil durante a pan-demia de Covid-19. Revista Brasileira de Estudos em Dança. a.1, n.2, p. 3-36, 2022. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/55058. Acesso em 31 out 2023.

COMPARATO, Doc. Da criação ao roteiro. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Projeto Político Pedagógico. Curso de Dança-Licenciatura. 2023, Pelotas, 2023. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/danca/files/2023/09/PPC_Danca_2023___29_08_23.pdf . Acesso em 25 nov 2023.

EISENSTEIN, Sergei. A Forma do Filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

GRILO, João Mário. As lições do cinema. Manual de filmologia. Lisboa: Edições Colibri, 2007.

SÁ, Eliane; QUADROS, Ana Luiza; MORTIMER, Eduardo; SILVA, Pe-nha; TALIM, Sérgio. As aulas de graduação em uma universidade públi-ca federal: planejamento, estratégias didáticas e engajamento dos estu-dantes. Revista Brasileira de Educação. v. 22, n. 70, p.625-650, jul.-set. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/JbNdQTJ8bSw3jzpNzKkDQQx/abstract/?lang=pt. Acesso em 13 nov 2023.

SAMPAIO, Flávio. Balé passo a passo: história, técnica, terminologia. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2013.

XAVIER. Ismail. A decupagem clássica. In: O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo: Paz e Terra, 1997, p. 27-39.

Publiée

2024-02-01

Comment citer

LLOPART CASTRO, Daniela; RECUERO REBS, Rebeca; CAMPOS DA MOTTA SANTOS, Eleonora; FERREIRA DE SOUZA, Daniela. Cours de laboratoire de ballet classique dans le programme de danse de premier cycle de l’UFPel : expériences en mode distant en 2021/1. Revue Brésilienne des Études en Danse, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 117–131, 2024. DOI: 10.58786/rbed.2023.v2.n4.62087. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/62087. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Rapports d'expérience