Clases de Laboratorio de Ballet Clásico en la licenciatura de danza de la UFPel: experiencias en modalidad a distancia en 2021/1
DOI:
https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v2.n4.62087Palabras clave:
Ensino de balé, balé clássicoResumen
Este texto es un informe de experiencia sobre la reorganización de la asignatura Laboratorio de Ballet Clásico en el pregrado de Danza de la UFPEL a modalidad remota durante la pandemia COVID-19. Por tratarse de una asignatura eminentemente práctica, requirió de una planificación rigurosa, que involucró diversos aspectos a considerar. Las clases se prepararon de forma que no se perdiera la lógica de la enseñanza y, al mismo tiempo, se evitaran malentendidos sobre los movimientos. Se crearon videotutoriales para ayudar en la ejecución de los pasos, se ajustó la tecnología a utilizar durante las clases online y se solicitaron tareas semanales en forma de vídeos. La experiencia demostró que era posible redimensionar la oferta de un curso práctico a las exigencias del contexto remoto. La voluntad de encontrar formas de hacerlo posible fue fundamental para asumir el desafío de incomodarse y lidiar con la incertidumbre de los resultados.
Citas
ALMEIDA, Doris; FARIAS, Hillary Maria. Percepção das sensações de bailarinos em aulas de ballet clássico on-line no Brasil durante a pan-demia de Covid-19. Revista Brasileira de Estudos em Dança. a.1, n.2, p. 3-36, 2022. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/55058. Acesso em 31 out 2023.
COMPARATO, Doc. Da criação ao roteiro. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Projeto Político Pedagógico. Curso de Dança-Licenciatura. 2023, Pelotas, 2023. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/danca/files/2023/09/PPC_Danca_2023___29_08_23.pdf . Acesso em 25 nov 2023.
EISENSTEIN, Sergei. A Forma do Filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
GRILO, João Mário. As lições do cinema. Manual de filmologia. Lisboa: Edições Colibri, 2007.
SÁ, Eliane; QUADROS, Ana Luiza; MORTIMER, Eduardo; SILVA, Pe-nha; TALIM, Sérgio. As aulas de graduação em uma universidade públi-ca federal: planejamento, estratégias didáticas e engajamento dos estu-dantes. Revista Brasileira de Educação. v. 22, n. 70, p.625-650, jul.-set. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/JbNdQTJ8bSw3jzpNzKkDQQx/abstract/?lang=pt. Acesso em 13 nov 2023.
SAMPAIO, Flávio. Balé passo a passo: história, técnica, terminologia. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2013.
XAVIER. Ismail. A decupagem clássica. In: O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo: Paz e Terra, 1997, p. 27-39.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
As pessoas autoras que publicarem na Revista Brasileira de Estudos em Dança são os responsáveis pelo conteúdo dos artigos assinados e retém os direitos autorais. Concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 (Open Archives Iniciative - OAI). Esse recurso, utilizado para periódicos de acesso aberto, permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, a pessoa autora deverá informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na Revista Brasileira de Estudos em Dança. Assim sendo, ainda que a revista seja detentora da primeira publicação, é reservado às pessoas autoras o direito de publicar seus trabalhos em repositórios institucionais ou em suas páginas pessoais, mesmo que o processo editorial não tenha sido finalizado.
É reservado à revista o direito de realizar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical visando manter o padrão de língua, respeitando-se, porém, o estilo autoral.