Clases de Laboratorio de Ballet Clásico en la licenciatura de danza de la UFPel: experiencias en modalidad a distancia en 2021/1

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v2.n4.62087

Palabras clave:

Ensino de balé, balé clássico

Resumen

Este texto es un informe de experiencia sobre la reorganización de la asignatura Laboratorio de Ballet Clásico en el pregrado de Danza de la UFPEL a modalidad remota durante la pandemia COVID-19. Por tratarse de una asignatura eminentemente práctica, requirió de una planificación rigurosa, que involucró diversos aspectos a considerar. Las clases se prepararon de forma que no se perdiera la lógica de la enseñanza y, al mismo tiempo, se evitaran malentendidos sobre los movimientos. Se crearon videotutoriales para ayudar en la ejecución de los pasos, se ajustó la tecnología a utilizar durante las clases online y se solicitaron tareas semanales en forma de vídeos. La experiencia demostró que era posible redimensionar la oferta de un curso práctico a las exigencias del contexto remoto. La voluntad de encontrar formas de hacerlo posible fue fundamental para asumir el desafío de incomodarse y lidiar con la incertidumbre de los resultados.

Biografía del autor/a

Daniela Llopart Castro, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Brasil.

Professora do Curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas. Doutora em Motricidade Humana na especialidade de Dança pela Universidade de Lisboa (2020), Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002). Pesquisadora dos grupos de pesquisa GEEDAC/Cnpq e OMEGA/Cnpq. Integrante da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança. Coordenadora dos Projetos Unificados “Turno 2: pesquisa e criação artística” e “Bailar: Núcleo de Dança na Maturidade”. Tem experiência nas áreas de Artes e Educação, com ênfase em Dança, atuando principalmente com dança e envelhecimento, formação docente e produções artísticas.

Rebeca Recuero Rebs, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Brasil.

Professora dos cursos de Dança, de Cinema e do Programa de Pós-Graduação em Artes (UFPel). Graduada em Comunicação Social (UCPel), com mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação (UNISINOS) e pós-doutorado em Letras (UFPel). É integrante da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança e coordena o grupo de pesquisa PRACIBER, desenvolvendo produções e pesquisas em torno de temas relacionados à cibercultura, à videodança, à mediadance e suas relações com a sociedade  

Eleonora Campos da Motta Santos, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Brasil.

Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia. Professora permanente no PPG em Artes Visuais e do Centro de Artes, ambos da Universidade Federal de Pelotas. Na graduação, atua no Curso de Dança-Licenciatura. Integra o Grupo de Pesquisa OMEGA - Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte (UFPel/CNPq). É bailarina e mãe. E-mail: eleonoracamposdamottasantos2@gmail.com
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5129-8017

Daniela Ferreira de Souza, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Brasil.

Graduanda em Dança (UFPel). Formada pela Escola de Ballet Dicléa Souza, onde atualmente é diretora artística e professora. Foi bailarina profissional na Fundação Teatro Guaíra (Curitiba) e na Cia. Nacional de Bailado (Lisboa/Portugal). 1º lugar no Festival de Dança de Joinville. Participou de turnês em países como França, Japão, Portugal e Bélgica. 

Citas

ALMEIDA, Doris; FARIAS, Hillary Maria. Percepção das sensações de bailarinos em aulas de ballet clássico on-line no Brasil durante a pan-demia de Covid-19. Revista Brasileira de Estudos em Dança. a.1, n.2, p. 3-36, 2022. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/55058. Acesso em 31 out 2023.

COMPARATO, Doc. Da criação ao roteiro. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Projeto Político Pedagógico. Curso de Dança-Licenciatura. 2023, Pelotas, 2023. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/danca/files/2023/09/PPC_Danca_2023___29_08_23.pdf . Acesso em 25 nov 2023.

EISENSTEIN, Sergei. A Forma do Filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

GRILO, João Mário. As lições do cinema. Manual de filmologia. Lisboa: Edições Colibri, 2007.

SÁ, Eliane; QUADROS, Ana Luiza; MORTIMER, Eduardo; SILVA, Pe-nha; TALIM, Sérgio. As aulas de graduação em uma universidade públi-ca federal: planejamento, estratégias didáticas e engajamento dos estu-dantes. Revista Brasileira de Educação. v. 22, n. 70, p.625-650, jul.-set. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/JbNdQTJ8bSw3jzpNzKkDQQx/abstract/?lang=pt. Acesso em 13 nov 2023.

SAMPAIO, Flávio. Balé passo a passo: história, técnica, terminologia. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2013.

XAVIER. Ismail. A decupagem clássica. In: O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo: Paz e Terra, 1997, p. 27-39.

Publicado

2024-02-01

Cómo citar

LLOPART CASTRO, Daniela; RECUERO REBS, Rebeca; CAMPOS DA MOTTA SANTOS, Eleonora; FERREIRA DE SOUZA, Daniela. Clases de Laboratorio de Ballet Clásico en la licenciatura de danza de la UFPel: experiencias en modalidad a distancia en 2021/1. Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 117–131, 2024. DOI: 10.58786/rbed.2023.v2.n4.62087. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/62087. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Relatos de experiência