Interseções do feminino e o ballet clássico:

as demandas de feminilidade nas bailarinas ao longo dos séculos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.64163

Palabras clave:

balé clássico, feminino, psicologia

Resumen

O objetivo geral desta pesquisa foi compreender as mudanças sócio-históricas do feminino no ballet clássico. Para isso foi necessário investigar aspectos históricos do ballet clássico desde o século XIV até o XXI, bem como analisar as representações do feminino no ballet clássico por meio de obras de arte. Este estudo foi realizado mediante uma pesquisa qualitativa, em formato de ensaio teórico, o qual contemplou os aspectos morais e corporais demandados das bailarinas no decurso dos anos. Como resultado desta pesquisa, compreendeu-se que a construção do feminino no ballet clássico foi permeada pela constituição da cultura e suas demandas. Assim, este artigo propõe, ao campo da psicologia, um olhar às mulheres que praticam o ballet clássico e para como essa modalidade repercute em suas subjetividades.

 

Palavras-chave: ballet clássico; feminino; psicologia.

Biografía del autor/a

Ana Luiza de Moraes Gheller , Universidade Franciscana, Brasil

Acadêmica do curso de Psicologia da Universidade Franciscana (UFN)

E-mail: ninha.gheller@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1867-130X

Marina Peripolli Antoniazzi, Universidade Franciscana, Brasil

Psicóloga. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Intervenção Psicanalítica na Clínica com Crianças e Adolescentes pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Félix Miguel Nascimento Guazina, Universidade Franciscana, Brasil

Psicólogo. Doutor e Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialista em Psicologia Clínica com ênfase em saúde comunitária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente do Curso de Psicologia da Universidade Franciscana (UFN)

Citas

AGOSTINI, Bárbara Raquel. Ballet Clássico: Preparação física, aspectos cinesiológicos, metodologia e desenvolvimento motor. Jundiaí: Fontoura, 2010.

ANDERSON, Jack. Dança. Tradução portuguesa de Maria da Conceição Ribeiro da Costa. Lisboa-São Paulo: Editorial Verbo, 1978.

ANJOS, Kátia Silva Souza; OLIVEIRA, Régia Cristina; VELARDI, Marília. A construção do corpo ideal no balé clássico: uma investigação fenomenológica. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 29, n. 3, p. 439-452, 2015.

APPOLINÁRIO, José Carlos; CLAUDINO, Angélica M. Transtornos alimentares. Rev. Bras. Psiquiatria, v. 22, p. 28-31, 2000.

ARAÚJO, Cláudio Márcio; OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos Lopes; ROSSATO, Maristela. O Sujeito na Pesquisa Qualitativa: Desafios da Investigação dos Processos de Desenvolvimento. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 33, p. 1-7, 2016.

ARAUJO, Mariangela; SILVA, Arianny Gomes; SILVA, Josefa Juliana; SILVA, Mônica Caetano Elias. Avaliação de transtornos alimentares em praticantes de ballet. Revista Saúde, v. 10, n.1-2, 2016.

BONFIM, Grazielle Willian; NASCIMENTO, Isabela Peres Cordeiro; BORGES, Nicodemos Batista. Transtorno Dismórfico Corporal: revisão da literatura. Contextos Clínicos, v. 9, n. 2, p. 240-252, 2016.

BOURCIER, Paul. História da Dança no Ocidente. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

CAMARGO, Katia Aily Franco. Giselle e o Romantismo na primeira metade do século XIX. Odisseia, Natal, n. 09, p. 13-20, jul./dez. 2012.

CAMINADA, Eliana. Considerações acerca de Les Sylphides e Giselle. São Paulo: São Paulo Companhia de Dança, 2021.

FARO, Antonio José. Pequena história da Dança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

GUIMARÃES, Aline Dias; MACHADO, Soraia Pinheiro; FRANÇA, Ana Karina Texeira da Cunha; CALADO, Isabela Leal. Transtornos alimentares e insatisfação com a imagem corporal em bailarinos. Rev. Bras. Med. Esporte, São Paulo, v. 20, n. 4, 2014.

HAAS, Aline Nogueira; GARCIA, Anelise Cristina Dias; BERTOLETTI, Juliana. Imagem Corporal e Bailarinas Profissionais. Rev. Bras. Med. Esporte, São Paulo, v. 16, n. 3, 2010.

HANNA, Judith Lynne. Dança, sexo e gênero: signos de identidade, dominação, desafio e desejo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

HARTMANN, Lívia Maciel; UCHIMURA, Kátia Yumi; SANTOS, Silvana Maria; MEZZOMO, Taís Regina. Sintomas de transtornos alimentares em bailarinos profissionais. Nutr. Clín. Diet. Hosp., v. 37, n. 3, p.151-157, 2017.

KEHL, Maria Rita. Deslocamentos do feminino: a mulher freudiana na passagem para a modernidade. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2016.

KNAPP, Mark L. La comunicación no verbal: el cuerpo y el entorno. Barcelona: Paidós, 1980.

KUWAE, Christiane Ayumi; SILVA, Maria Sebastiana. Hábito alimentar e composição corporal de bailarinos contemporâneos e do balé clássico. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 15, Anais... Goiânia, 2007.

LIMA, Layana. Dança como atividade básica: perspectiva para uma nova era. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 94-96, 1995.

MALANGA, Eliana. Comunicação e balé. São Paulo: Edima, 1985.

MENDES, Lívia Torres. Análise da composição corporal de praticantes de ballet clássico de nível avançado. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo, v. 5. n. 30. p. 482-487, 2011.

MENEGHETTI, Francis Kanashiro. O que é um Ensaio-Teórico? RAC, Curitiba, v. 15, n. 2, pp. 320-332, 2011.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes, 1993.

MONEY, Keith. Anna Pavlova: Her Life and Art. Nova Iorque: Alfred A. Knopf, 1982.

MOTA-RIBEIRO, Silvana. Retratos de mulher: construções sociais e representações visuais no feminino. Portugal: Campo das Letras, 2005.

MOURA, Katia Cristina Figueredo. Essas bailarinas fantásticas e seus corpos maravilhosos: existe um corpo ideal para dança? 2001. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2001.

NASCIMENTO, Suzana Cristina Vieira Barros. A insatisfação com a imagem corporal e os possíveis distúrbios alimentares entre os praticantes de balé clássico. Brazilian Journal of Health Review, Curitiba, v. 4, n.. 4, 2021.

NOGUEIRA, Conceição. Contribuições do construcionismo social a uma nova psicologia do gênero. Cadernos de Pesquisa, n. 112, p. 137-153, 2001.

OLIVEIRA, Lícia Xavier. Imagem corporal de estudantes de balé clássico: um estudo qualitativo. 2018. Monografia (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Educação Física e Esportes, Curso de Educação Física, Fortaleza, 2018.

PORTINARI, Maribel. História da dança. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989.

SAMARINO, Natália. O Romantismo no balé e sua ressignificação nos corpos do século XXI. São Paulo: São Paulo Companhia de Dança, 2021.

SCHAFLE, M. D. Segredos em medicina desportiva: respostas necessárias ao dia-a-dia em centros de treinamento, na clínica em exames orais e escritos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

SCHMIDT, Ciliane; SOUZA, Flaviano Gonçalves Lopes de; RAMOS, Èrika da Silva. Um estudo ergonômico sobre o uso da sapatilha de ponta em bailarinas clássicas. 2017. Dissertação (Mestrado em Ergonomia: Produto e Processo) - Faculdade Bio Cursos, Manaus, 2017.

SILVA, Nathalia Eloisa Varasquim; CONFORTIM, Heloisa Deola. Prática de ballet clássico aumenta a prevalência de transtornos alimentares em mulheres. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo, v. 16. n. 96. p.46-52, 2022.

SIQUEIRA, Denise da Costa Oliveira. Corpo, comunicação e cultura: a dança contemporânea em cena. Campinas: Autores Associados, 2006.

SOUZA, Laura Beatriz. O imaginário da perfeição no Ballet Clássico e sua relação com os transtornos alimentares. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Licenciatura em Dança, Natal, 2023.

WOOLF, Virginia. Um teto todo seu. Tradução de Vera Ribeiro. São Paulo: Círculo do Livro S.A., 1928.

Publicado

2024-10-18

Cómo citar

DE MORAES GHELLER , Ana Luiza; PERIPOLLI ANTONIAZZI, Marina; GUAZINA, Félix Miguel Nascimento. Interseções do feminino e o ballet clássico:: as demandas de feminilidade nas bailarinas ao longo dos séculos. Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 107–132, 2024. DOI: 10.58786/rbed.2024.v3.n5.64163. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/64163. Acesso em: 23 nov. 2024.