Interseções do feminino e o ballet clássico:
as demandas de feminilidade nas bailarinas ao longo dos séculos
DOI :
https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.64163Mots-clés :
balé clássico, feminino, psicologiaRésumé
O objetivo geral desta pesquisa foi compreender as mudanças sócio-históricas do feminino no ballet clássico. Para isso foi necessário investigar aspectos históricos do ballet clássico desde o século XIV até o XXI, bem como analisar as representações do feminino no ballet clássico por meio de obras de arte. Este estudo foi realizado mediante uma pesquisa qualitativa, em formato de ensaio teórico, o qual contemplou os aspectos morais e corporais demandados das bailarinas no decurso dos anos. Como resultado desta pesquisa, compreendeu-se que a construção do feminino no ballet clássico foi permeada pela constituição da cultura e suas demandas. Assim, este artigo propõe, ao campo da psicologia, um olhar às mulheres que praticam o ballet clássico e para como essa modalidade repercute em suas subjetividades.
Palavras-chave: ballet clássico; feminino; psicologia.
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