Ceci est une version obsolète publiée le 2023-12-01. Consultez la version la plus récente.

A dança Bachata no Brasil:

um Estado da Arte em quatro contextos de produção de conhecimento

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.58809

Mots-clés :

Dança-Bachata, Estado da Arte, Danças de Salão.

Résumé

Este trabalho de dança a duas tem como objetivo compreender como a dança bachata vem sendo abordada, nas pesquisas referentes às Danças ditas historicamente de Salão, em quatro contextos de produção de conhecimento contemporâneo em nosso país. No âmbito metodológico, este estudo configura-se de uma pesquisa qualitativa em educação, e utilizou o método exploratório de pesquisa, tipo Estado da Arte para assimilar o referido fenômeno investigado. Com a realização deste estudo, percebemos que existem pouquíssimos trabalhos direcionados às Danças historicamente ditas a dois, centralizando-se, em grande medida, as questões de gênero e bem estar promovidas por esta prática. 

Bibliographies de l'auteur

Luana Brandão Beserra, Universidade Federal da Paraíba

Artista-docente da dança Bachata, Licenciada em Dança pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), possuo formação em Bachata pela plataforma World Mastery com os professores Ataca e Alemana. Tenho me dedicado a pesquisas sobre: História e processos de ensino-aprendizagem da Bachata. 

Roana Borges Barbosa, Universidade Federal da Paraíba

Artista-docente da dança Bachata, Licencianda em Dança na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Integrante bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) - 2022. Cocriadora do projeto Bachata Delas desde 2019. Tenho me dedicado a pesquisas sobre: História e processos de ensino-aprendizagem da Bachata.

Alexsander Barbozza da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Artiste-docente da Dança, Doutrande e Mestre em Dança pelo Programa de Pós-graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia (PPGDanca/UFBA), Especialiste em Arte-Educação pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) e Licenciade em Dança pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atuo como professore substituto no Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e de Dança/Arte na Escola de Referência de Ensino Médio Aníbal Fernandes (EREMAFE- Recife). Tenho me dedicado à pesquisas sobre a Histórias dos processos de ensino-aprendizagem em Dança para âmbito escolar brasileiro, Currículo e Formação inicial de docentes em Dança.

Publiée

2023-09-02 — Mis à jour le 2023-12-01

Versions

Comment citer

BRANDÃO BESERRA, Luana; BORGES BARBOSA, Roana; BARBOZZA DA SILVA, Alexsander. A dança Bachata no Brasil: : um Estado da Arte em quatro contextos de produção de conhecimento. Revue Brésilienne des Études en Danse, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 381–407, 2023. DOI: 10.58786/rbed.2023.v1.n3.58809. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/58809. Acesso em: 24 nov. 2024.