Dançando na escola:

Ativação e conscientização dos corpos no ensino formal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.59052

Palavras-chave:

Corpo, Dança, Educação, Escola, Ensino-aprendizagem.

Resumo

O presente artigo pretende investigar as possibilidades de inserção de práticas artístico-pedagógicas em Dança no ensino formal/educação básica. Ao olhar com atenção para o contexto escolar e para como a estrutura institucional, curricular e física da escola tem sido/é formada (GABARDO, 2020; VASCONCELLOS, STORCK, MOMOLI, 2018; MARQUES, 2014), encontramos as impressões que esta deixa nos corpos que fazem parte deste ambiente (KATZ E GREINER, 2005). Percebendo a realidade na qual se insere o ensino de Arte no Brasil, indagamos e testamos como podem se dar procedimentos de criação-ensino-aprendizagem em Dança na escola, articulando estas práticas com as ideias da pedagogia engajada e da criação de comunidades de aprendizagem (HOOKS, 2017, 2020, 2021), bem como de conceitos/práticas de consciência corporal e criação de discursos via corpo (ROEL, 2020; SETENTA, 2008).

Biografia do Autor

Giancarlo Martins, Universidade Estadual do Paraná

Artista da Dança, professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Artes e das Graduações em Dança da UNESPAR/FAP. Doutor e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Integrou a equipe de pesquisadores do Programa Rumos Itaú Dança e colaborou com Enciclopédia de Dança do Instituto Itaú Cultural.

Mábile Borsatto, Universidade Estadual do Paraná

Artista-docente da Dança. Doutora em Teatro pelo programa de Pós-graduação em Teatro da UDESC-SC e mestre em Dança pelo programa de Pós-graduação em Dança da UFBA-BA. Professora colaboradora dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Dança da UNESPAR/FAP-PR

Bruna Ramos Tomaz, Universidade Estadual do Paraná

Bacharela e Licenciada em Dança pela UNESPAR/FAP. Atua como professora do componente curricular Arte na rede pública do estado do Paraná. Ao longo da graduação foi bolsista dos Programas de Iniciação à Docência (PIBID) e Iniciação Científica (PIBIC).

Publicado

2023-09-02 — Atualizado em 2023-12-01

Versões

Como Citar

MARTINS, Giancarlo; BORSATTO, Mábile; RAMOS TOMAZ, Bruna. Dançando na escola: : Ativação e conscientização dos corpos no ensino formal. Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 66–95, 2023. DOI: 10.58786/rbed.2023.v1.n3.59052. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/59052. Acesso em: 17 jul. 2024.