Cinesferas partilhadas: do espaço individual ao espaço coletivo

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.63102

Résumé

O presente artigo busca refletir e conceituar a noção de cinesfera partilhada, que vem sendo elaborada pela autora em suas experimentações com o Sistema Laban em ações de ensino, pesquisa e extensão em dança desde 2013. Aborda o conceito de cinesfera advindo da Corêutica labaniana, bem como apresenta e discute seus desdobramentos a partir de estudiosos e artistas como Monica Allende Serra, Ciane Fernandes e William Forsythe, que especificaram formas próprias de uso do conceito em suas investigações e práticas artísticas e pedagógicas. Em seguida, disserta e reflete sobre o compartilhamento de uma esfera comum de movimento entre duas ou mais pessoas, abordando implicações que a imagem e a sensação da cinesfera partilhada pode ter na qualidade de encontros improvisacionais e na criação de outras dinâmicas e tensões espaciais para duplas, trios ou grupos que dançam juntos.

Biographie de l'auteur

Vivian Vieira Peçanha Barbosa, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Brasil.

Artista e pesquisadora da área da dança. Professora do Bacharelado em Dança da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, atuando principalmente nas áreas de técnica e criação em Dança. Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, com doutorado sanduíche realizado na Middlesex University - Londres, Reino Unido - com orientação da Profa. Dra. Vida Midgelow e bolsa CAPES/PDSE. Mestre em Ciência da Arte (atual programa de Estudos Contemporâneos das Artes) pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2011), com bolsa CAPES. Bacharel em Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2008), com bolsa de Iniciação Artística e Cultutral. Vem se dedicando a investigar as proposições de Rudolf Laban, pesquisando seus princípios e conceitos em interlocuções filosóficas, pedagógicas e artísticas. Tem interesse pelos processos de criação em dança, pelo estudo criativo do movimento pautado por princípios tais como os abordados no Sistema Laban, pelas metodologias e métodos de pesquisa baseados na prática artística, além de interlocuções entre dança, filosofia e educação. (Texto informado pelo autor)

Références

BARBOSA, V.V.P. Entre o cultivo e a espera: caminhos para uma poética de permanência e transformação na dança. 2019. 233 p. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia (UFBA), 2019.

CALDAS, Paulo. Linhas Serpentinas: Notas sobre uma abordagem labaniana do espaço. Revista Cena, Porto Alegre, nº 32 p. 58-72 set./dez. 2020 Disponível em: http://seer.ufrgs.br/cena

EARP, Ana Célia de Sá. Princípios de conexões dos movimentos básicos em suas relações anátomo-cinesiológicas na dança segundo Helenita Sá Earp. In: VI Congresso de Pesquisa e Pós - Graduação em Artes Cênicas. 2010, São Paulo. V Congresso da Abrace. São Paulo: ABRACE, 2010. v. 1. p. 1-7.

GUEST, Ann Hutchinson. Labanotation: the system of analyzing and recording movement. Fourth Edition. Illustrated by Doug Anderson. New York: Routledge, 2005.

LABAN, Rudolf. Choreutics. Annotated and edited by Lisa Ullman. Hampshire, UK: Dance

Books, 2011a.

LABAN, Rudolf. The Mastery of Movement. Fourth Edition. Revised by Lisa Ullman. Hampshire, UK: Dance Books, 2011b.

LABAN, Rudolf. A vision of dynamic space. London and Philadelphia: The Falmer Press, 1984.

LABAN, Rudolf. Modern Educational Dance. Third Edition. Revised with additions by Lisa

Ullman. London, MacDonald & Evans, 1975.

LABAN, Rudolf. Rudolph Laban’s unpublished article. Guildford: University of Surrey Library, Laban Archive, L/E/5/15, s.d.

LAUNAY, Isabelle. A la recherche d’une danse moderne: Rudolf Laban et Mary Wigman. Université de Paris 8, Saint-Denis - Département Danse, 1997.

LAUNAY, Isabelle. Laban, ou a experiência da dança. Trad. Gustavo Ciríaco. In: PEREIRA, Roberto & SOTER, Silvia (orgs). Lições de Dança I. Rio de Janeiro: Univercidade Editora, 1999.

MCCAW, Dick (org.). The Laban Sourcebook. London and New York: Routledge, 2011.

MERLEAU-PONTY, Maurice (1908-1961). Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

MOTTA, Maria Alice Monteiro. Teoria Fundamentos da Dança: uma abordagem epistemológica à luz da Teoria das Estranhezas. (Dissertação) Mestrado em Ciência da Arte. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2006.

RENGEL, Lenira P. Dicionário Laban. São Paulo: Annablume, 2003.

Publiée

2024-10-18

Comment citer

BARBOSA, Vivian Vieira Peçanha. Cinesferas partilhadas: do espaço individual ao espaço coletivo. Revue Brésilienne des Études en Danse, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 386–406, 2024. DOI: 10.58786/rbed.2024.v3.n5.63102. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/63102. Acesso em: 28 oct. 2024.