Auto-educar-se, reinventar-se, resistir...

criações estéticas e políticas com a dança contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.64261

Palavras-chave:

corpo sem órgãos, dança contemporânea, desfazimento de si, auto- criação

Resumo

O corpo foi foco de algumas teorizações que atravessaram o século XX, Nietzsche, Artaud, Foucault e, nas três últimas décadas, Deleuze e Guattari, alinhados a estes autores, retomaram o conceito artaudi- ano de corpo e o sugeriram como prática de resistência à massifica- ção dos nossos afetos. Esse aporte teórico é recortado de uma car- tografia que problematiza a permanência de alguns corpos, nas ati- vidades de dança contemporânea ofertadas pelo Grupo de Dança Guido Viaro. Problematizamos um processo artístico com a dança contemporânea (Setenta; Rocha; Lepecki), desenvolvido em um en- contro semanal, composto por três momentos: 1. Corpo processo de cocriação; 2. Corpo - processo de desfazeção de si; 3. Corpo - pro- cesso (de)composição e recriação. Nosso objetivo é mostrar que es- tes corpos que permanecem em aliançam com a dança, trazem mo- dos de resistir, de produzir certo desfazimento de si, o que os remete a modos afirmativos, alegres e ligeiros de estar no mundo.

 

Biografia do Autor

Cláudia Madruga Cunha, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil.

Pós-doutora e doutora em Educação, Mestre e licenciada em filosofia, é professora no Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná e no Programa de Pós-graduação em Educação/PPGE/UFPR; Coord. o Grupo Rizoma: Laboratório de Pesquisa em Filosofia da Diferença e Arte e Educação.

Daniella Nery, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil.

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino/PPGE: Tpen ambos da Universidade Federal do Paraná. Especialista em Consciência corporal/Dança pela Faculdade de Artes do Paraná/FAP e bacharel e licenciada em Dança pela FAP. Artista-docente-pesquisadora da Dança, coordena o Grupo de Dança Guido Viaro e é Membro do Grupo Rizoma UFPR.

Referências

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Publicado

2024-10-18

Como Citar

CUNHA, Cláudia Madruga; NERY, Daniella. Auto-educar-se, reinventar-se, resistir...: criações estéticas e políticas com a dança contemporânea. Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 33–59, 2024. DOI: 10.58786/rbed.2024.v3.n5.64261. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/64261. Acesso em: 21 nov. 2024.