O princípio da dialógica: entre a disciplinaridade e a transdisciplinaridade

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André Martins Alvarenga
Gionara Tauchen
Bruna Telmo Alvarenga

Resumo

O objetivo deste estudo é discutir, a partir do pensamento complexo, as possibilidades para a organização dos currículos dos cursos de licenciatura. A estratégia orientadora desta investigação foi a pesquisa qualitativa de base hermenêutica. A partir do estudo realizado, sugerimos que os currículos dos cursos de licenciatura, que, em geral, são disciplinares, pautados na lógica clássica aristotélica, sejam tensionados para uma lógica fraca, incorporando o princípio da dialógica. Neste sentido, entendemos que um caminho seja a transformação das disciplinas, em direção a ‘transdisciplinas'. Entendemos também que o currículo precisa ser compreendido como uma estratégia de hetero e autoformação.

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Artigos
Biografia do Autor

André Martins Alvarenga, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2008). Mestre em Modelagem Computacional (área de Computação Científica e Modelagem Matemática) pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2011), na qual estudou o problema inverso associado à tomografia computadorizada por transmissão de raios-X. Doutor em Educação em Ciências (área de concentração ensino de Ciências e Matemática) pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2016), no qual estudou a formação de professores em currículos interdisciplinares. No ano de 2015, cursou doutorado sanduíche na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), em Cabo Verde, na África, através do projeto de cooperação internacional Brasil/Cabo Verde para formação de profissionais em Ciências, Matemática e Tecnologias. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus Caçapava do Sul, onde atua desde 2011. Nessa instituição, ministra disciplinas na área de Matemática e de Ensino de Matemática, bem como coordena o subprojeto de Matemática no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Gionara Tauchen, Universidade Federal do Rio Grande

Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande-FURG; Diretora de Pós-Graduação/Pró-Reitoria de Pequisa e Pós-Graduação; docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde; líder do grupo Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (www.repes.furg.br) e integrante do Núcleo de estudos em Epistemologia e Educação em Ciências. Possui graduação em Pedagogia (UFSM), mestrado em Educação (UFSM) e doutorado em Educação (PUC/RS) e Pós-doutorado em Ensino-aprendizagem na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Moçambique. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação (2011-2013), Coordenadora de Acompanhamento à Pós-Graduação (2013-2016); coordenação de projeto de pesquisa aprovado Edital MCTI/CNPQ/Universal 14/2014 - Faixa A; no Edital FAPERGS- PQG 001/2013, Edital nº 33/2012 - Pró-Mobilidade Internacional (CAPES/AULP), Fulbright Especialists Program 2016, participa do GT- CLACSO: Universidades e Políticas de Educação Superior (2016-2019) e integra a Comissão intercontinental para a creditação no espaço do ensino superior em língua portuguesa da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP). Coordena projetos e ações de cooperação, na área da educação, com instituições da América Latina, África e Europa. É parecerista de inúmeros periódicos nacionais e estrangeiros e integra o Conselho Científico da Editora CRV e da Editora da UPF. Tem experiência docente e gestora na área educacional e investiga os seguintes temas: formação e políticas de Educação Superior, avaliação Educacional, Educação Comparada, epistemologia e educação em ciências.

Bruna Telmo Alvarenga, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Pedagogia Licenciatura Plena (2013) pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Mestrado em Educação e é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. É integrante dos grupos de pesquisa: Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (REPES). Realiza pesquisas nas áreas: Educação Superior, Educação em Ciências, processos de ensino e aprendizagem, formação docente e Inclusão.

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