v. 13 n. 27 (2018): Alfabetização e o Ensino da Leitura e da Escrita
Alfabetização e o Ensino da Leitura e da Escrita

Editorial

Antonio Jorge Gonçalves Soares
244
Editorial
https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.20139
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.20139
Cecilia M. A. Goulart, Luciene Cerdas, Marcelo Macedo Correa e Castro, Rejane Amorim
245-250
Apresentação
https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.20096
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.20096

Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional

Marcelo Macedo Correa e Castro, Rejane Amorim, Luciene Cerdas
251-270
O conceito de letramento e as práticas de alfabetização
https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.16691
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.16691
Marta Coelho Castro Troquez, Thaise da Silva, Andreia Vicência Alves
271-291
Alfabetização e letramento na educação brasileira pós 1988
https://doi.org/10.20500/rce.v13i26.16618
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i26.16618
Fátima Terezinha Spala, Maria Letícia Cautela de Almeida Machado, Paula da Silva Vidal Cid Lopes
292-310
Relações entre componentes curriculares e modos autorais de ensinar na alfabetização
https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.15540
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.15540
Liane Castro de Araujo
311-329
A dimensão material da ação e formação de alfabetizadores
https://doi.org/10.20500/rce.v13i26.16617
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i26.16617
Luciene de Cassia de Santana
330-349
Reflexões sobre o ensino da leitura no contexto das transformações culturais
https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.15782
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.15782
Maria Izabel de Bortoli Hentz
350-368
Trilhando caminhos de alfabetização na escola indígena Laklãnõ/Xokleng
https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.16718
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.16718
Carmen Cavaco
369-382
Analfabetismo e alfabetização de adultos em Portugal
https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.16913
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.16913
Julio César da Silva de Alvarenga, Márcia Moreira Araújo, Naiara Nobre dos Santos Nobre
383-397
Nos/dos/com cotidianos da alfabetização de nativos digitais
https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.17537
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.17537
Antonio de Pádua Dias da Silva
398-416
Refletindo sobre a produção textual no 5º ano
https://doi.org/10.20500/rce.v13i26.16588
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i26.16588
Dóris Pires Vargas Bolzan, Ana Carla Hollweg Powaczuk
417-435
Circuito de atividades diversificadas: leitura e escrita na escola
https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.16643
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.16643

Artigos

André Martins Alvarenga, Gionara Tauchen, Bruna Telmo Alvarenga
436-452
O princípio da dialógica: entre a disciplinaridade e a transdisciplinaridade
https://doi.org/10.20500/rce.v13i26.11876
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i26.11876
Cleide do Nascimento Monteiro Borges Lima Filha, André Novais Morais
453-471
Prevalência e fatores de risco do burnout nos docentes universitários
https://doi.org/10.20500/rce.v13i26.12277
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i26.12277
Guilherme Xavier de Santana
472-491
Pedagogia libertária: um breve histórico dialogando teoria e prática
https://doi.org/10.20500/rce.v13i26.12489
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i26.12489
Eduardo Henrique Narciso Borges
492-508
A escolha da carreira: entre o sonho e as possibilidades
https://doi.org/10.20500/rce.v13i26.13431
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i26.13431
Antonio Jose Barbosa Oliveira
509-526
Memórias e narrativas na afiliação de estudantes brasileiros em Coimbra
https://doi.org/10.20500/rce.v13i26.14059
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i26.14059
Gabriel Barreto Lopes, André Luiz Sena Mariano
527-543
Pensando a educação escolar a partir de Williams e Bourdieu
https://doi.org/10.20500/rce.v13i26.15005
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i26.15005

Resenhas

Jane Cordeiro de Oliveira
544-548
Resenha do livro:OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Epistemologia e Educação: bases conceituais e racionalidades científicas e históricas. Petrópolis: Vozes, 2016.
https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.11740
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.11740