Reflexões sobre o ensino da leitura no contexto das transformações culturais

Luciene de Cassia de Santana

Resumo


Este artigo tem como objetivo promover o debate sobre o processo de ensino e aprendizagem da leitura face às transformações culturais ocorridas na contemporaneidade, sobretudo no que diz respeito ao uso das novas tecnologias da informação e comunicação, à heterogeneidade cultural dos diversos atores envolvidos na esfera educacional. Para tanto, discorremos acerca dos discursos sobre leitura e suas implicações no processo de ensino/alfabetização, pois consideramos que as apropriações e as representações se constroem historicamente e, portanto, o que se ensina e como se ensina não são ações interdependentes.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.20500/rce.v13i27.15782

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista Contemporânea de Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

         


RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.