O conceito de letramento e as práticas de alfabetização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.16691

Palavras-chave:

Alfabetização, letramento, ensino de leitura escrita

Resumo

Neste artigo, traça-se um percurso na compreensão do conceito de letramento, que suscita debates em torno do significado da alfabetização e se consolida como uma perspectiva possível para o ensino da leitura e da escrita. O texto resulta de atividades de pesquisa, ensino e extensão realizadas pelos autores com foco no ensino da escrita e na formação de professores, a partir de inquietações sobre o tema, levando em conta seu impacto tanto nos estudos como nas práticas docentes. A discussão proposta baseia-se em diversos autores que tratam sobre letramento na história recente. Esse recorte teórico permite apresentar um panorama atual da temática que se constitui como uma crítica em relação ao uso do termo letramento e sobre a dicotomia gerada no ensino da língua escrita, que insiste em separar o ensino do código dos seus sentidos em práticas pedagógicas que se dizem inovadoras.


Biografia do Autor

Marcelo Macedo Correa e Castro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Departamento de Didática, Faculdade de Educação

Rejane Amorim, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Departamento de Didática, Faculdade de Educação

Luciene Cerdas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Departamento de Didática, Faculdade de Educação

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Publicado

2018-09-05

Edição

Seção

Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional