Prevalência e fatores de risco do burnout nos docentes universitários

Cleide do Nascimento Monteiro Borges Lima Filha, André Novais Morais

Resumo


O presente estudo é uma revisão sistemática visando analisar a prevalência e fatores de risco da Síndrome de Burnout nos docentes universitários. Foram levantados artigos das bases de dados Lilacs, Scielo e Pepsic no período de 1981 a 2017. Os descritores utilizados foram Síndrome de Burnout, Burnout, docentes, educação e professores. Os resultados indicam que o aumento na diversidade de funções, altas cargas de trabalho e exigências nas produções pela instituição são as possíveis causas da SB nos docentes. Sendo a dimensão de maior incidência a Exaustão Emocional, que teve relação direta com a saúde dos docentes. Conclui-se que as instituições de Ensino Superior devem promover ações no âmbito da saúde para promoção e prevenção do Burnout.

Palavras-chave:Burnout, Docentes, Educação.


Palavras-chave


docentes; ensino superior;

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DOI: http://dx.doi.org/10.20500/rce.v13i26.12277

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