Abstract
O presente estudo é uma revisão sistemática visando analisar a prevalência e fatores de risco da Síndrome de Burnout nos docentes universitários. Foram levantados artigos das bases de dados Lilacs, Scielo e Pepsic no período de 1981 a 2017. Os descritores utilizados foram Síndrome de Burnout, Burnout, docentes, educação e professores. Os resultados indicam que o aumento na diversidade de funções, altas cargas de trabalho e exigências nas produções pela instituição são as possíveis causas da SB nos docentes. Sendo a dimensão de maior incidência a Exaustão Emocional, que teve relação direta com a saúde dos docentes. Conclui-se que as instituições de Ensino Superior devem promover ações no âmbito da saúde para promoção e prevenção do Burnout.
Palavras-chave:Burnout, Docentes, Educação.
References
BENEVIDES-PEREIRA, A. M. T. Burnout: quando o trabalho ameaça o bem estar do trabalhador. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.
BENEVIDES-PEREIRA, A. M. T. O estado da arte do burnout no Brasil. Revista Eletrônica InterAção Psy, ano 1, nº 1 p. 4, Ago-2003.
BORGES, R, A.; RUIZ, M.; RANGEL, R.; GONZÁLEZ, P. Síndrome de Burnout em docentes de una universidad pública Venezolana. Comunidad y Salud, Universidad de Carabobo Maracay, Venezuela. vol. 10, núm. 1, enero-junio, pp. 1-9, 2012.
BORSOI, I. C. F. Trabalho e produtivismo: saúde e modo de vida de docentes de instituições públicas de Ensino Superior. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, v. 15 n.1, p. 81-100, 2012.
BORSOI, I. C. F.; PEREIRA, F. S. Professores do ensino público superior: produtividade, produtivismo e adoecimento. Uni¬versitas Psychologica, Bogotá -- Colômbia, v. 12, n. 4, p. 1211-1233, out/dez, 2013.
BOTERO, M. L. R.; ROMERO, H. G. Síndrome de burnout em profesores de una unidad acadêmica de uma universidad de Colômbia. Investigación Educación em Enfermería v. 23.n. 3, p. 427-434, 2011.
BURGER, M. A. F. Burnout e trabalho universitário produtivo. Campinas, Tese (Mestrado em Psicologia Escolar), PUC - Campinas, 2003.
CARLOTTO, M. S. A Síndrome de Burnout e o trabalho docente. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 7, n.1, p. 21-29, jan/jun 2002.
CARLOTTO, M. S. Síndrome de Burnout em professores de instituições particulares de ensino. Aletheia, Universidade Luterana do Brasil Canoas, Brasil, n. 17-18, p. 53-61, Janeiro-dezembro, 2003a
CARLOTTO, M. S. -- Burnout e o Trabalho Docente, Revista Eletrônica InterAção Psy, ano 1 nº 1 p. 12-18, Ago-2003b.
CARLOTTO, M. S. Síndrome de burnout e características de cargo em professores universitários. Rev. Psicol. Organ. Trab., Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 145-162, dez. 2004.
CARLOTTO, M. S.; PALAZZO, L. S. Síndrome de Burnout e fatores associados: um estudo epidemiológico com professores. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 22, n. 5, p. 1017-1026, mai/2006.
CARLOTTO, M. S.; CÂMARA, S. G. Preditores da Síndrome de Burnout em professores -- Revista semestral da Associação Brasileira de Psicologia escolar e educacional (ABRAPEE), v. 2, n. 1, p. 101-110, jan/jun, 2007.
CARLOTTO, M. S. -- Síndrome de Burnout: diferenças segundo níveis de ensino, Revista Psico, Porto Alere, PUCRS, v. 41, n 4 p, pág. 495-502, out/dez 2010.
CARLOTTO; M. S.; DIAS; S. R. da S. ; BATISTA; J. B. V.; DIEHL; L. O papel mediador da autoeficácia na relação entre a sobrecarga de trabalho e as dimensões de Burnout em professores. Psico-USF, v.20, n.1, p. 13-23, 2015.
CARNEIRO, R.M. Síndrome de Burnout: Um desafio para o trabalho do docente universitário. Anápolis, Tese (Mestrado em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente), Centro Universitário de Anápolis - IniEvangélica, Anápolis, 2010.
CODO, W.; VASQUES-MENEZES, I. O que é burnout? In: CODO, W. (Org.), Educação: Carinho e Trabalho. Petrópolis: Vozes, 1999.
COSTA, L. S. T; GIL-MONTE P. R.; POSSOBON R. F.; AMBROSANO,G. M. B. -- Prevalência da Síndrome de Burnout em uma amostra de professores universitários brasileiros Revista Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 26, n. 4, p. 636 -- 642, 2013.
DALAGASPERINA, P.; MONTEIRO, J. K. Preditores da síndrome de burnout em doentes do ensino privado. Psico -- USF, Itatiba , v. 19, n. 2 p. 263-275, Mai/ Ago. de 2014.
FASCINA, L. P.; HIDAKA, K. S.; GUIMARÃES, C. P. A.; RESENDE, F.; MEKLER, P. L. Avaliação do nível da síndrome de Burnout na equipe de enfermagem da UTI adulto. IN: XXXIII Encontro da ANPAD, Anais do XXXIII Encontro da ANPAD - São Paulo -- SP, p. 1-13, 19 a 23 de setembro de 2009,
GARCIA, L. P.; BENEVEIDES-PERERA A. M. T. - Investigando o burnout em professores universitários - Revista eletrônica InterAção Psy, ano 1 nº 1 p. 76, Ago-2003.
GIL-MONTE, P. R. El síndrome de quemarse por el trabajo (“Burnout”). Una enfermedad laboral en la sociedad del bienestar. Madrid, España: Pirámide, 2005.
GOMES, A. R., OLIVEIRA, S., ESTEVES, A., ALVELOS, M., & AFONSO, J. Stress, avaliação cognitiva e burnout: um estudo com professores do ensino superior. Revista Sul-Americana de Psicologia, V.1 n. 1, p. 1-20, 2013.
GONÇALVES, T. B., LEITÃO, A. K. R., BOTELHO, B. S., MARQUES, R. A. C. C., HOSOUME, V. S. N., & NEDER, P. R. B. Prevalência de síndrome de burnout em professores médicos de uma universidade pública em Belém do Pará. Rev. Bras. Med. Trabalho, v. 9, n. 2, p. 85-89, 2011.
GONZALEZ RUIZ, G., CARRASQUILLA BAZA, D., LATORRE DE LA ROSA, G., TORRES RODÍGUEZ, V., VILLAMIL VIVIC, K. Síndrome de Burnout en docentes universitarios. Rev Cubana Enfermer, Ciudad de la Habana , v. 31, n. 4, dic. 2015 . Disponivel en <http://scieloprueba.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864-03192015000400005&lng=es&nrm=iso>. accedido en 27 jul. 2017.
LIMA, M. de F. E. ; LIMA FILHO, D. de O. Condições de trabalho e saúde do/a professor/a universitário/a. Ciências& Cognição, vol. 14, n. 3, p. 62-82, Nov 2009.
MASLACH, C.; JACKSON, S. E. The messurement of experienced Burnout. Journal of Occupational Behavior, n .2, p. 99 - 113, 1981.
MASLACH, C.; SCHAUFELI, W.B.; LEITER, M. P. Job burnout. Annual Review Psychology, n. 52, p. 397-422, 2001.
MENDONÇA; V. L. G. de; COELHO; J. A. P. de M.; JÚCA; M. J. Síndrome de Burnout em Médicos Docentes de uma Instituição Pública. Psicologia em Pesquisa, v.6, n.2, p.90-100, 2012.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde -- CID -- 10. 10ª Revisão, Versão 2008, Volume I Disponível em: <http://www.datasus.gov.br/cid10/v2008/cid10.htm> Acessado em 17 de agosto de 2017 ás 11:50h.
OROZCO, César Augusto Chávez. Síndrome de Burnout en docentes universitarios. INNOVA Research Journal, v. 1, n. 9, p. 77-95, 2016.
ROJAS, M. L., ZAPATA, J. A., & GRISALES, H. (2009). Síndrome de Burnout y satisfacción laboral en docentes de una institución de educación superior, Medellín, 2008. Revista Facultad Nacional de Salud Pública, v. 27 n. 2. p. 198-210, 2009.
SILVA, C. C. L; FOGAÇA, T. B. ; AMARAL, D. J. A Síndrome de Burnout em professores universitários: um estudo exploratório -- Revista Jovens Pesquisadores v. 2, n. 3, p. 24-36, 2005.
SILVA, M. F. M da; TELES, L. M. dos S.; ARAGÃO, S. de B. X.; SILVA, C. F. de L. S. Estudo avaliativo da predisposição à síndrome de burnout em professores de uma Universidade de Parnaíba -- PI. Revista Psicologia e Saúde, v. 6 n. 2, p. 28-36, Dez 2014.
SOUSA, I. F.; MENDONÇA, H. Burnout em professores universitários: Impacto de Percepções de Justiça e Comprometimento Afetivo. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 25, n. 4, p. 499-508 out/dez 2009.
SOUSA, I. F.; MENDONÇA, H.; ZANINE, D. S. -- Burnout em docentes universitários, Revista Psicologia e Saúde, v. 1 n. 1 , p. 1-8, 2009.
SUDA, E. Y.; COELHO, A. T. ; BERTACI, A. C.; SANTOS, B. B. Relação entre nível geral de saúde, dor musculoesquelética e Síndrome de Burnout em professores universitários -- Revista Fisioterapia e Pesquisa, v. 18, nº 3 ,p.270-274, jul/set, 2011.
TUCUNDUVA, L. T. C. M.; GARCIA, A. P.; PRUDENTE, F. V. B.; CENTOFANTI, G.; SOUZA, C. M. ; MONTEIRO, T. A.; VINCE, F. A. H.; SAMANO, E. S. T.; GONÇALVES, M. S.; GIGLIO, A. D. A síndrome da estafa profissional em médicos cancerologistas brasileiros. Revista Assoc. Med. Bras.; v. 52, n. 2, p. 108-112, 2006.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems. 10th Revision (ICD-10)2015 - WHO Version for 2015.Disponível em Acessado em 17 de agosto de 2017 ás 11:55h.
ZUCOLOTO; Miriane Lucindo; MAROCO; João; CAMPOS; Juliana Alvares Duarte Bonini. Dentistry teachers and the Burnout Syndrome. Brazilian Dental Science, v.15, n.1, p.61-67 2012.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).