Memórias e narrativas na afiliação de estudantes brasileiros em Coimbra

Conteúdo do artigo principal

Antonio Jose Barbosa Oliveira

Resumo

No contexto das novas configurações da educação superior no Brasil e no mundo observa-se que há uma diversidade de perfis de estudantes que buscam a complementação ou a plena realização de seus estudos na histórica Universidade de Coimbra. Valendo-se da etnometodologia como principal referencial teórico-metodológico, o artigo pretende observar questões como as variáveis composicionais nas diversas formas de comunicação entre os estudantes, as complexas forças que agem processo de afiliação estudantil e as relações entre memória, identidade e narrativas na construção do "desejo de Coimbra". Aponta para a importância das experiências e vivências dos estudantes, nem sempre consideradas nas avaliações institucionais que definem sucesso e insucesso acadêmico.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Antonio Jose Barbosa Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Memória Social. Professor do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Referências

BERGER, Peter L. Perspectivas sociológicas: uma visão humanística. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

CARVALHO, José Murilo de. A construção da ordem. A elite política imperial. Rio de Janeiro: Ed.UFRJ/Relume Dumará, 1996.

CASTILHO, Fausto. O conceito de universidade no projeto da UNICAMP. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 2008.

COULON, A. A condição de estudante: a entrada na vida universitária. Salvador: EDUFBA, 2008.

_____. Etnometodologia. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: SP, EDUSC, 2002.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.

NERY, Matheus Batalha Moreira. O processo de afiliação emocional entre estudantes do Programa Permanecer da UFBA. Salvador, 2011. Tese (Doutorado em Psicologia) -- Universidade Federal da Bahia (UFBa) .

POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, n. 10, 1992.

TEIXEIRA, Anísio. Ensino superior no Brasil: análise e interpretação de sua evolução até 1969. Ed. UFRJ, 2005.

VIEIRA, Ricardo. Histórias de vida e interculturalidade: projectos e metamorfoses de identidade. In: LECHNER, Elsa. Histórias de vida: olhares interdisciplinares. Porto: Portugal. Ed. Afrontamento, 2009.

WATSON, R.; GASTALDO, E. Etnometodologia & Análise da Conversa. Petrópolis, RJ: Vozes; Rio de Janeiro: Ed.Puc-Rio, 2015.