Resumen
No contexto das novas configurações da educação superior no Brasil e no mundo observa-se que há uma diversidade de perfis de estudantes que buscam a complementação ou a plena realização de seus estudos na histórica Universidade de Coimbra. Valendo-se da etnometodologia como principal referencial teórico-metodológico, o artigo pretende observar questões como as variáveis composicionais nas diversas formas de comunicação entre os estudantes, as complexas forças que agem processo de afiliação estudantil e as relações entre memória, identidade e narrativas na construção do "desejo de Coimbra". Aponta para a importância das experiências e vivências dos estudantes, nem sempre consideradas nas avaliações institucionais que definem sucesso e insucesso acadêmico.
Citas
BERGER, Peter L. Perspectivas sociológicas: uma visão humanística. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
CARVALHO, José Murilo de. A construção da ordem. A elite política imperial. Rio de Janeiro: Ed.UFRJ/Relume Dumará, 1996.
CASTILHO, Fausto. O conceito de universidade no projeto da UNICAMP. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 2008.
COULON, A. A condição de estudante: a entrada na vida universitária. Salvador: EDUFBA, 2008.
_____. Etnometodologia. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: SP, EDUSC, 2002.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.
NERY, Matheus Batalha Moreira. O processo de afiliação emocional entre estudantes do Programa Permanecer da UFBA. Salvador, 2011. Tese (Doutorado em Psicologia) -- Universidade Federal da Bahia (UFBa) .
POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, n. 10, 1992.
TEIXEIRA, Anísio. Ensino superior no Brasil: análise e interpretação de sua evolução até 1969. Ed. UFRJ, 2005.
VIEIRA, Ricardo. Histórias de vida e interculturalidade: projectos e metamorfoses de identidade. In: LECHNER, Elsa. Histórias de vida: olhares interdisciplinares. Porto: Portugal. Ed. Afrontamento, 2009.
WATSON, R.; GASTALDO, E. Etnometodologia & Análise da Conversa. Petrópolis, RJ: Vozes; Rio de Janeiro: Ed.Puc-Rio, 2015.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).