Relações entre componentes curriculares e modos autorais de ensinar na alfabetização

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Fátima Terezinha Spala
Maria Letícia Cautela de Almeida Machado
Paula da Silva Vidal Cid Lopes

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir as relações entre os componentes curriculares e as estratégias didático-pedagógicas, na formação em serviço dos professores, visando os processos de alfabetização. Busca-se referências em estudos histórico-culturais e utiliza-se como metodologia uma investigação de base teórico-conceitual. Os resultados indicam que tal relação, na formação do professor, não precisa ser direcionada à eleição de um método de trabalho, mas sim de um conjunto de pressupostos e princípios que possam sustentar práticas contextuais, autorais, investigativas e diversificadas. Conclui-se que as questões didáticas precisam ser incorporadas à formação dos alfabetizadores como estratégias pedagógicas para o diálogo entre as diferentes culturas que se entrecruzam nas escolas.

 

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional
Biografia do Autor

Fátima Terezinha Spala, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Coordenação de Revisão Curricular - Subsecretaria de Ensino - Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

Maria Letícia Cautela de Almeida Machado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Adjunto da Faculdade de Educação - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino - Área de Linguística Aplicada à Alfabetização e ao Letramento

Paula da Silva Vidal Cid Lopes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Adjunto da Faculdade de Educação - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino - Área de Linguística Aplicada à Alfabetização e ao Letramento

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