IMPORTÂNCIA DA TEMÁTICA INDÍGENA PARA A LICENCIATURA EM HISTÓRIA

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Ricardo José Lima Bezerra

Resumo

Neste texto, a partir de uma pesquisa bibliográfica e da consulta a alguns dispositivos legais, procuramos apresentar a importância da Educação das Relações Étnico-Raciais, em especial o estudo da História e da Cultura Indígenas, para a formação de professores em Licenciatura em História. A partir de determinações legais, educacionais e culturais, procuramos caracterizar que o estudo desta temática contribui para a formação docente melhor qualificada para o enfrentamento de preconceitos e estereótipos na atuação docente em História na Educação Básica. Em seguida, propomos algumas contribuições educacionais serem implementadas ou ampliadas nos cursos de Licenciatura em História como estratégias para melhorar a formação sobre o estudo e a prática docente nas temáticas étnico-raciais.

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Artigos
Biografia do Autor

Ricardo José Lima Bezerra, Universidade de Pernambuco-Campus Garanhuns Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns

Doutor em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Licenciado em História pela Universidade Federal de Pernambuco; 

Professor Adjunto da Licenciatura em História da Universidade de Pernambuco-Campus Garanhuns;

Professor Efetivo da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns - Faculdade de Direito de Garanhuns

Docente Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas da Universidade de Pernambuco.

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