Quem tem medo de etnografia?

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Amurabi Oliveira
Felipe Boin
Beatriz Demboski Búrigo

Resumo

Nos últimos anos o uso da etnografia em pesquisas educacionais tem se ampliado consideravelmente, ao mesmo tempo fortalecendo os diálogos entre a antropologia e a educação, e também evidenciando as disputas e tensões entre estes dois campos. Estas tensões se revelam em muitos casos através das dificuldades impostas à realização de pesquisas etnográficas em estabelecimentos escolares, o que será o tema deste artigo. Partindo de um caso particular, envolvendo uma pesquisa etnográfica em escolas, buscaremos problematizar os desafios encontrados neste tipo de pesquisa, indicando que isto ser compreendido também como parte relevante dos dados produzidos em campo.

 

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional
Biografia do Autor

Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuante nos Programas de Pós-Graduação em Sociologia Política e em Esducação. Pesquisador do CNPq.

Felipe Boin, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel em Ciências Sociais e Mestrando em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Beatriz Demboski Búrigo, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Museu Nacional (UFRJ/MN).

Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestranda em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ.

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