O fenômeno aula entre os Guarani Mbya: as arma(dilhas) da escola

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Douglas Ladislau dos Santos

Resumo

O artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa etnográfica que procurou identificar os aspectos considerados inovadores em uma experiência de escolarização de um coletivo guarani. As ambiguidades e contradições inerentes à escola indígena serão compreendidas a partir do conceito de arma(dilha), em uma situação estritamente escolar: o fenômeno aula. As descobertas etnográficas indicam a continuidade, apesar de resistências locais, dos princípios do denominado “padrão dominante escolar”.  

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional
Biografia do Autor

Douglas Ladislau dos Santos, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Sociólogo. Mestre em Educação. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, sob a orientação do Prof. Dr. Elie Ghanem. Pesquisador do Centro Universitário de Investigações em Inovação, Reforma e Mudança Educacional (Ceunir). E-mail: douglas_ladislau@hotmail.com . Endereço pessoal: Rua São Pedro de Alcântara, 52, fundos -- Jardim das Imbuias -- São Paulo -- SP -- CEP: 04829-450.

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