Conselhos de classe: uma medida de justiça escolar?

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Vanessa Petró

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar os conselhos de classe, identificando os argumentos utilizados para a tomada de decisão sobre a aprovação/reprovação dos estudantes e a concepção de justiça atrelada aos posicionamentos. A pesquisa foi realizada com base no método etnográfico, utilizando como técnicas de coleta de dados a observação de conselhos de classe e a realização de entrevistas. O julgamento do aluno nos conselhos de classe é visto como uma medida de justiça ao permitir que se considerem diferentes condicionantes que interferem na aprendizagem, tais como questões socioeconômicas; comportamento em sala de aula; comprometimento; disciplina com baixo desempenho e conhecimento sobre as normas.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional
Biografia do Autor

Vanessa Petró, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Professora de Sociologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Feliz

Doutora em Sociologia - Universidade Federal do Rio Grande do SUl

Mestre em Ciências Sociais - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Graduada em Ciências Sociais - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

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