EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: as escolas particulares no Paraná

Conteúdo do artigo principal

Maria Cecília Marins de Oliveira

Resumo

As escolas particulares, criadas no Paraná, desempenharam papel relevante na educação, por seu padrão de ensino e sua clientela das camadas mais elevadas da sociedade. Subvenções e outras vantagens dos Governos incentivaram a criação de escolas leigas e religiosas em centros mais populosos. Curitiba, a capital, concentrou maior número de estabelecimentos. Por sua eficiência, as escolas contribuíram com as políticas de educação, ocupadas com a expansão da rede escolar pública. O funcionamento deinstituições particulares completou o quadro da rede escolar, atendendo crianças e jovens paranaenses.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional

Referências

LIMA, E.C. (1982). Victor Ferreira do Amaral e Silva. (O reitor de sempre). Curitiba: Imprensa da Universidade Federal do Paraná, 520 p.

OLIVEIRA, M.C.M. de (1986). O ensino primário na Província do Paraná, 1853-1889. Curitiba: Biblioteca Pública do Paraná/Secretaria do Estado da Cultura e do Esporte, 309 p.

OLIVEIRA, M.C.M. (1985). A organização da rede escolar no Paraná Provincial. EDUCAR, Revista do Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, v. 4, n. 2, p. 125-30, 178 p.

WACHOWICZ, R.C. (1983). Universidade do Mate. História da UFPR. Curitiba: APUFPR, 189 p.