v. 1 n. 1 (2006): História da educação no Brasil
História da educação no Brasil

Conjuntura Educacional

Luiz Antônio Cunha
1-11
ZIGUE-ZAGUE NO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO: uma visão da educação superior
https://doi.org/10.20500/rce.v1i1.1473
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v1i1.1473

Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional

Antonio José Barbosa de Oliveira
12-31
DAS ILHAS À CIDADE - A UNIVERSIDADE INVISÍVEL: a longa trajetória para a escolha do local a ser construída a cidade universitária da Universidade do Brasil (1935-1945)
https://doi.org/10.20500/rce.v1i1.1474
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v1i1.1474
Maria Cecília Marins de Oliveira
32-44
EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: as escolas particulares no Paraná
https://doi.org/10.20500/rce.v1i1.1475
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v1i1.1475
Ana Lúcia Cunha Fernandes
45-64
EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E PROGRESSO: a Revista Pedagógica e o “problema social” do Brasil no final do século XIX
https://doi.org/10.20500/rce.v1i1.1476
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v1i1.1476
Fernando Gouvêa
65-78
ENTRE REDES E RENDAS: a tessitura do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos como lugar de memória (1952-1964)
https://doi.org/10.20500/rce.v1i1.1477
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v1i1.1477
Maria Inez Salgado
79-89
HERANÇA PORTUGUESA NA ÁSIA: Timor-Leste e seus desafios contemporâneos: educação e soberania
https://doi.org/10.20500/rce.v1i1.1478
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v1i1.1478
Ana Waleska Mendonça, Libânia Xavier
90-106
O INEP NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DO MEC (1950/1960)
https://doi.org/10.20500/rce.v1i1.1479
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v1i1.1479
Miriam Waidenfeld Chaves
107-126
O PAPEL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DE NOVOS HÁBITOS CULTURAIS NO ANTIGO DISTRITO FEDERAL ANOS 30
https://doi.org/10.20500/rce.v1i1.1480
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v1i1.1480

Notas de pesquisa

Markus Auditor
127-128
A TEORIA DA EDUCAÇÃO PARA UMA CIDADANIA PLANETÁRIA: Um diálogo Brasil-Alemanha entre as ciências sociais e a pedagogia
https://doi.org/10.20500/rce.v1i1.1481
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v1i1.1481