O INEP NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DO MEC (1950/1960)

Conteúdo do artigo principal

Ana Waleska Mendonça
Libânia Xavier

Resumo

O trabalho remete-se à pesquisa sobre o INEP, no contexto das políticas públicas do MEC, nos anos 1950/1960, em fase de conclusão, financiada pelo CNPq e que envolve um grupo de professores e alunos de pós-graduação e graduação de diferentes instituições universitárias do Rio de Janeiro (a saber: PUC-RJ, UFRJ e UFF). A pesquisa vem debruçando-se sobre a atuação deste órgão, à época intitulado Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos, e vinculado ao Ministério da Educação e Cultura, durante a gestão do educador Anísio Teixeira (1952-1964), enfatizando as estratégias de intervenção do referido órgão nos sistemas de ensino.

 

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional

Referências

BOURDIEU, Pierre (2001). O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. BRASIL (1960). Ministério da Educação e Cultura. Relatório qüinqüenal, 1956 -- 1960. Brasília.

CERTEAU, Michel de (1994). A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes.

DANTAS, Andréa Lopes (2001). A urdidura da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos nos bastidores do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos: a gestão de Lourenço Filho (1938-1946). Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em História e Filosofia da Educação, PUC-SP.

DARTON, Robert (1992). História Intelectual e Cultural. O Beijo de Lamourette: mídia, cultura, e revolução. São Paulo: Companhia das Letras.

ELIAS, Norbert (1994). A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Zahar.