O PAPEL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DE NOVOS HÁBITOS CULTURAIS NO ANTIGO DISTRITO FEDERAL ANOS 30

Conteúdo do artigo principal

Miriam Waidenfeld Chaves

Resumo

Este texto tem como objetivo ressaltar que a implantação de um projeto de modernização nacional, nos anos 30, pressupõe, tanto uma discussão acerca da questão nacional quanto uma reflexão sobre o clima cultural do Rio de Janeiro e de suas escolas que, na época, colaboram para a viabilização deste intento. Nesse sentido, procurar-se-á chamar a atenção para o papel que a reforma educacional anisiana, através da Escola Argentina, desempenha no sentido de tornar o Rio de Janeiro um importante pólo irradiador dos valores exaltados por esse mesmo projeto de modernização nacional.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional

Referências

BOURDIEU, Pierre, (1989). O poder simbólico. Lisboa: Difel.

BOURDIEU, Pierre. (1979). La distinction. Paris: Editions de Minuit.

ELIAS, Norbert, (1994). A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Ed. Zahar.

GOMES, Ângela de Castro, (1999). Essa gente do Rio...Modernismo e nacionalismo. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas.

GONDRA, José, (2000). Medicina, higiene e educação escolar. In: LOPES, Eliane Marta; MENDES Luciano & VEIGA, Cynthia Greive (Orgs.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica. p. 519-50.

HOBSBAWM, Eric, (1998). Nações e nacionalismo desde 1780. São Paulo: Paz e Terra.

MOTTA, Marly Silva da, (1992). A nação faz 100 anos. A questão nacional no Centenário da Independência. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas.