HERANÇA PORTUGUESA NA ÁSIA: Timor-Leste e seus desafios contemporâneos: educação e soberania

Conteúdo do artigo principal

Maria Inez Salgado

Resumo

O artigo tem como objetivo traçar uma análise histórico-cultural de Timor-Leste, ex-colônia portuguesa no Sul da Ásia, hoje independente e em processo de reconstrução do ponto de vista de suas realidades política, econômica e cultural. O presente estudo nasce da análise da realidade histórica e sócioeducacional do país, sob o impacto das injunções políticas criadas pela interferência de agentes externos, no âmbito de programas de ajuda ao seu desenvolvimento, bem como das peculiaridades culturais que marcam a formação histórica daquela sociedade. Procura-se descrever aqui o pano de fundo dessas políticas. Chama-se a atenção para as vicissitudes históricas de país dominado, que levaram à busca pela soberania tardiamente, as quais ainda se fazem presentes no contexto atual da vida timorense.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional

Referências

HULL, Geoffrey, Timór-Lorosa'e-Timor-Leste -Identidade, Língua e Política Educacional, Instituto Camões, snt.

NICOLAI, Susan (2004). Learning Independence- education in emergency and transition in Timor-Leste since 1999, Paris: UNESCO/International Institute for Educational Planning.

NÓVOA, António (2000). Tempos da escola no espaço-mundo: Portugal, Brasil, Moçambique. In: NÓVOA, António & Shriewer Jürgen (eds.). A difusão mundial da Escola. Lisboa: Educa e Autores.

ORTIZ, Renato (1994). Mundialização e Cultura. São Paulo: Brasiliense.

RAMOS, Fábio Pestana (2004). No tempo das especiarias. São Paulo: Contexto.