Résumé
O artigo tem como objetivo traçar uma análise histórico-cultural de Timor-Leste, ex-colônia portuguesa no Sul da Ásia, hoje independente e em processo de reconstrução do ponto de vista de suas realidades política, econômica e cultural. O presente estudo nasce da análise da realidade histórica e sócioeducacional do país, sob o impacto das injunções políticas criadas pela interferência de agentes externos, no âmbito de programas de ajuda ao seu desenvolvimento, bem como das peculiaridades culturais que marcam a formação histórica daquela sociedade. Procura-se descrever aqui o pano de fundo dessas políticas. Chama-se a atenção para as vicissitudes históricas de país dominado, que levaram à busca pela soberania tardiamente, as quais ainda se fazem presentes no contexto atual da vida timorense.
Références
HULL, Geoffrey, Timór-Lorosa'e-Timor-Leste -Identidade, Língua e Política Educacional, Instituto Camões, snt.
NICOLAI, Susan (2004). Learning Independence- education in emergency and transition in Timor-Leste since 1999, Paris: UNESCO/International Institute for Educational Planning.
NÓVOA, António (2000). Tempos da escola no espaço-mundo: Portugal, Brasil, Moçambique. In: NÓVOA, António & Shriewer Jürgen (eds.). A difusão mundial da Escola. Lisboa: Educa e Autores.
ORTIZ, Renato (1994). Mundialização e Cultura. São Paulo: Brasiliense.
RAMOS, Fábio Pestana (2004). No tempo das especiarias. São Paulo: Contexto.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).