ENTRE REDES E RENDAS: a tessitura do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos como lugar de memória (1952-1964)

Conteúdo do artigo principal

Fernando Gouvêa

Resumo

O presente artigo aborda a gênese do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP) e a gestão de Anísio Teixeira à frente do instituto, no período de 1952 a 1964. Tal gestão buscou tecer redes para consolidar o INEP como um lugar de memória oficial. A preocupação com as publicações, com a biblioteca e com a descentralização e o alargamento dos serviços do INEP, dentre outras, vai ao encontro de características que visaram a colocar em

prática as estratégias de articulação, irradiação e mobilização, consubstanciando uma rede em ação e solidificando a construção de uma memória coletiva.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional

Referências

BOMENY, Helena (2001). Darcy Rybeiro: sociologia de um indisciplinado. Belo Horizonte: UFMG.

BONAMINO, Alicia (2001). O INEP nos anos 90: notas para a análise de suas transformações PUC-Rio (mimeo.).

BOURDIEU, Pierre (1996). A ilusão biográfica. In: AMADO, Janaína e FERREIRA, Marieta de Moraes(org.).Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: FGV, p.183-191.

BOSI, Ecléa (2003). A substância social da memória. In: O tempo vivo da memória. São Paulo: Ateliê Editorial, p. 13-73.

BRANDÃO, Zaia (1996). A identidade do campo educacional. Cadernos PUC-Rio, n.26. BRANDÃO, Zaia. (2001). Fita cassete contendo a intervenção como presidente da banca avaliadora da dissertação de mestrado Um percurso com os Boletins da CAPES: a contribuição de Anísio Teixeira para a institucionalização da pós- graduação no Brasil. Dissertação de mestrado, Departamento de Educação da PUC-Rio. 1 fita cassete (90 min.).