O caso do ditado das quatro palavras e uma frase na alfabetização

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Patrícia Camini

Resumo

O artigo apresenta uma leitura possível para as origens do uso do ditado das quatro palavras e uma frase na alfabetização, o qual se efetiva por meio da classificação das escritas em níveis descritos por Emília Ferreiro e Ana Teberosky na obra Psicogênese da língua escrita. A partir de pesquisa de caráter bibliográfico e documental, argumenta-se que o ditado produz uma visibilidade que, organizada em certa cronologia, é significada em um discurso que faz aparecer a evolução das escritas infantis até o estágio alfabético. Por fim, entende-se que emergiu uma nova configuração de práticas para alfabetizar crianças em níveis heterogêneos de escrita em uma mesma turma - e não mais em turmas diferentes para cada nível de maturidade, como promoviam os Testes ABC, de Lourenço Filho.

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Artigos
Biografia do Autor

Patrícia Camini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem e Alfabetização (GEALFA/CNPq). Licenciada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação (UFRGS).

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