RELIGIÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS: questões nacionais e a situação no Rio de Janeiro

Conteúdo do artigo principal

Emerson Giumbelli
Sandra de Sá Carneiro

Resumo

Neste artigo, tomamos o ensino religioso como campo de questões amplas sobre a relação entre Estado e religião no Brasil. Nosso foco recai sobre dois pontos mais específicos: o artigo 33 da atual LDB, que sinaliza certas transformações do papel e da natureza do ensino religioso, e o caso do Estado do Rio de Janeiro, enfocado a partir da polêmica lei estadual que aprovou o modelo confessional. Tecemos ainda algumas considerações sobre as mudanças que percorrem as relações no campo religioso e, ao final, esboçamos algumas questões, visando a continuidade da problematização das formas pelas quais a relação entre religião e escola vem se definindo.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional

Referências

CARNEIRO, Sandra de Sá. Religião, política e educação no Rio de Janeiro. Revista Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, n.13-14, maio-dez, 2004a, p. 123-148.

CARNEIRO, Sandra de Sá. Liberdade religiosa, proselitismo ou ecumenismo: controvérsias acerca da (re)implantação do ensino religioso nas escolas públicas do Rio de Janeiro. In: 28o Encontro Anual da ANPOCS, 2004b, Caxambu - MG (CD ROM).

CARNEIRO, Sandra de Sá & CONTINS, Marcia. Religião nas escolas: comparação entre Brasil e EUA. 25a. Reunião Brasileira de Antropologia, Goiânia, junho de 2006, publicado em CD.

CAVALIERE, Ana Maria. Ensino religioso nas escolas públicas do Rio de Janeiro. Apresentação no Seminário Religião na Escola: pontos e contrapontos, promovido pelo Núcleo de Estudos da Religião (PPCIS, UERJ), pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (UFRJ) e pelo PRONEX Movimentos Religiosos no Mundo Contemporâneo, Rio de Janeiro, 06 de dezembro de 2005.

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB). O ensino religioso nas constituições do Brasil, Paulinas, 1987.