O ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO: o que as práticas revelam?

Conteúdo do artigo principal

Jordanna Castelo Branco
Patrícia Corsino

Resumo

Este artigo busca fazer uma análise dos conteúdos e das práticas de dez aulas de ensino religioso de turmas de Educação Infantil, de duas escolas da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, que atendem crianças de quatro a seis anos de idade e como e o que as crianças significam dessas aulas. Foi observado que nas aulas, dadas de forma ritualizada, as crianças rezam, cantam, ouvem histórias bíblicas moralizantes e doutrinárias, aprendem a obediência e o bom comportamento. Mas suas falas e ações revelam seus modos singulares de ver o mundo, refratando o discurso das professoras.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional

Referências

ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: Guanabara, 1981.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes,1992.

BENJANIM, W. Obras Escolhidas I: Magia e Técnica. Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1993.

BARROS, Manuel. Memórias inventadas: a segunda infância. São Paulo: Planeta, 2006.

BARBOSA, Ana Paula Tatagiba. O que os olhos não vêem: práticas e políticas em Educação Infantil no Rio de Janeiro. Dissertação de Mestrado em Serviço Social, Universidade Federal Fluminense, 2006.

COUTO E MELO, Reconstituindo a história do atendimento à infância no Brasil. In: BAZILIO e outros (Org). Infância tutelada e educação. Rio de Janeiro: Ravil, 1998. p.20-38.

BONAMINO, Alícia e LEITE FILHO, Aristeo. Elementos para a reconstrução da gênese das políticas sociais de Educação Infantil. Rio de Janeiro, 1995 (mimeo).