A FORMAÇÃO DO LEITOR PELA LEITURA IMAGÉTICA DO TEXTO LITERÁRIO

Conteúdo do artigo principal

Karina de Freitas Silva Fernández
Laís Scodeler dos Santos

Resumo

Este artigo aborda a questão da formação do leitor na segunda etapa do Ensino Fundamental. O objetivo é discutir caminhos para se trabalhar, nesta fase escolar, a leitura de textos literários, especialmente a poesia. Propomos uma reflexão acerca da necessidade da construção de uma leitura imagética do texto, posto que partimos do princípio de que a poesia é um texto que se perfaz na elaboração de imagens e, antes mesmo de ler o código gráfico, o aluno já é um leitor de imagens. Apresentamos por fim um trabalho desenvolvido com leitura de poesias pelas imagens suscitadas pelo texto.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos

Referências

ALVES, José Hélder Pinheiro. “Abordagem do poema: roteiro de um desencontro”. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva & BEZERRA, Maria Auxiliadora. O Livro didático de Português: múltiplos olhares. 3a Ed. Rio de Janeiro, Lucerna, 2005. p. 62-74.

BARTHES, Roland. O Rumor da língua. Trad. Mário Laranjeira. São Pauo, Brasiliense, 1988.

BARTHES, Roland. S/Z: uma análise da novela Sarrasine de Honoré de Balzac. Trad. Léa Novaes. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1992.

BARTHES, Roland. A Morte do Autor, 1968. p. 68.

ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das letras,1994.

ISER, Wolfgang. “A Interação do texto com o leitor”. In: LIMA, Luiz Costa (org.). A Literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979. p. 83-132.

ISER, Wolfgang. “A Interação do texto com o leitor”. In: LIMA, Luiz Costa (org.). A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

ISER, Wolfgang. O Ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Trad. Johannes Kretchemmer. São Paulo, Ed. 34, 1996.

MANGUEL, Alberto. Lendo Imagens. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.