A FORMAÇÃO DO LEITOR PELA LEITURA IMAGÉTICA DO TEXTO LITERÁRIO

Karina de Freitas Silva Fernández, Laís Scodeler dos Santos

Resumo


Este artigo aborda a questão da formação do leitor na segunda etapa do Ensino Fundamental. O objetivo é discutir caminhos para se trabalhar, nesta fase escolar, a leitura de textos literários, especialmente a poesia. Propomos uma reflexão acerca da necessidade da construção de uma leitura imagética do texto, posto que partimos do princípio de que a poesia é um texto que se perfaz na elaboração de imagens e, antes mesmo de ler o código gráfico, o aluno já é um leitor de imagens. Apresentamos por fim um trabalho desenvolvido com leitura de poesias pelas imagens suscitadas pelo texto.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, José Hélder Pinheiro. “Abordagem do poema: roteiro de um desencontro”. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva & BEZERRA, Maria Auxiliadora. O Livro didático de Português: múltiplos olhares. 3a Ed. Rio de Janeiro, Lucerna, 2005. p. 62-74.

BARTHES, Roland. O Rumor da língua. Trad. Mário Laranjeira. São Pauo, Brasiliense, 1988.

BARTHES, Roland. S/Z: uma análise da novela Sarrasine de Honoré de Balzac. Trad. Léa Novaes. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1992.

BARTHES, Roland. A Morte do Autor, 1968. p. 68.

ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das letras,1994.

ISER, Wolfgang. “A Interação do texto com o leitor”. In: LIMA, Luiz Costa (org.). A Literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979. p. 83-132.

ISER, Wolfgang. “A Interação do texto com o leitor”. In: LIMA, Luiz Costa (org.). A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

ISER, Wolfgang. O Ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Trad. Johannes Kretchemmer. São Paulo, Ed. 34, 1996.

MANGUEL, Alberto. Lendo Imagens. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.




DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v2i4.1525

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



         


RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.