O ENSINO-APRENDIZAGEM DA ESCRITA E O EXAME VESTIBULAR DA UFRJ: DESAFIOS À ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA COM A SUPERIOR

Conteúdo do artigo principal

Marcelo Macedo Corrêa e Castro
Ana Beatriz Domingues

Resumo

O presente artigo apresenta uma discussão preliminar sobre a articulação da educação básica com a superior, tendo como espaço de interlocução e construção de ações conjuntas o vestibular da UFRJ, com foco específico no ensino-aprendizagem da escrita. Trata-se de um primeiro conjunto de considerações teórico-práticas derivado de pesquisa iniciada no final de 2006, voltada para o exame das relações entre as mudanças havidas no ensino da escrita na educação básica e a realização de provas de redação nos últimos 20 anos do vestibular da UFRJ.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional

Referências

BRASIL. Presidência da República. Decreto no. 6.096: Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais -- REUNI. Brasília, Governo Federal, 24/04/07.

CUNHA, Luiz Antônio. A universidade temporã. O ensino superior da Colônia à Era Vargas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.

LETA, Maria Masello. Relações de professores com a escrita: um estudo em duas escolas de formação. Rio de Janeiro: H.P. Comunicação Associados, 2005.

LIMA, Helena Ibiapina et alii. Recuperando a história do acesso ao ensino superior (1911 -- 1925). In Ensaio: aval. pol. Educ. vol. 10, n. 37. Rio de Janeiro, 2002.

LIMA, Helena Ibiapina et ali. O acesso ao ensino superior no Brasil: resgatando a história do vestibular (1925 -- 1961). In Educ. bras. v. 24, n. 48 e 49. Brasília, 2002.