ESTUDANTES POBRES RECÉM CHEGADOS AO ENSINO SUPERIOR -- TRAJETÓRIA E PERCEPÇÕES.

Resumo

Expõe resultados de grupos focais com estudantes pobres de Salvador, que lograram acesso à UFBA. Estudo exploratório com participantes de um programa de apoio à permanência na universidade, por meio de bolsas de estudos, apoio pedagógico e acompanhamento sistemático. Pretendeu-se apreender a avaliação que esses estudantes fazem de suas trajetórias escolares, as influências sofridas nos respectivos meios sociais e as razões que os motivaram ao acesso à universidade. Há questões referentes aos aspectos marcantes na chegada à universidade, adaptação e dificuldades encontradas. Resultados são coerentes com trabalhos sobre essa temática, mas destacam aspectos individuais usualmente elididos na literatura sociológica.
https://doi.org/10.20500/rce.v2i3.1533
PDF

Referências

COSTA, Marcio e KOSLINSKI, Mariane C. “Entre o mérito e a sorte: escola, presente e futuro na visão de estudantes do ensino fundamental do Rio de Janeiro”. In Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 31, 2006.

KELLEHER, Paul & PATTERSON, Jerry L. Resilient School Leaders: Strategies for Turning Adversity into Achievement. Alexandria, USA: Association for Supervision and Curriculum Development, 2005.

PAULO, Nélia R. dos S. de. Movimentos de educação popular: um estudo sobre os pré- vestibulares para negros e carentes do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro. 184 p., 2005 (Dissertação de mestrado)

ZAGO, Nadir. Cursos pré-vestibulares populares: limites e perspectivas. Trabalho apresentado no XIII Congresso Brasileiro de Sociologia, Sociedade Brasileira de Sociologia. Recife, 2007.

ZAGO, Nadir. “Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares”. In Revista Brasileira de Educação. São Paulo, n. 32, 2006.

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).