TEMPO INTEGRAL E EDUCAÇÃO INTEGRAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PESQUISA NO ÂMBITO DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO (CAPES/INEP)

Conteúdo do artigo principal

Lígia Martha Coimbra da Costa Coelho
Janaína Specht da Silva Menezes
Nailda Marinho da Costa Bonato

Resumo

No meio acadêmico, já são conhecidos os incentivos à pesquisa que a Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior / CAPES concede, anualmente, no sentido de incrementar, cada vez mais, as investigações científicas nacionais nos mais diversos campos de atuação. Também é fato reconhecido o volume de dados que o Instituto de Estudos e pesquisas Educacionais Anísio Teixeira / INEP vem acumulando nos últimos anos, entre eles, resultados de grandes avaliações de desempenho educacional, em âmbito nacional, como o ENEM; o SAEB; o Educacenso; a Prova Brasil e, mais recentemente, a Provinha Brasil e o IDEB. O que nos leva a apresentar este artigo é o fato desses dois órgãos governamentais terem se unido em torno de um Programa de fomento - o Observatório da Educação -, que objetiva o desenvolvimento de pesquisas no campo específico da educação tendo, como uma das normas, “a utilização dos dados estatísticos educacionais produzidos pelo INEP como subsídio ao aprofundamento de estudos sobre a realidade educacional brasileira”.

Detalhes do artigo

Seção
Conjuntura Educacional

Referências

COELHO, Lígia Martha C. da Costa e CAVALIERE, Ana Maria (Orgs). Educação Brasileira em Tempo Integral. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

COELHO, Lígia Martha C. da Costa. Educação integral nos anos 30: movimentos e seus discursos. Trabalho apresentado no X Congresso Luso Brasileiro de História da Educação. Uberlândia, MG: 2006.

GALLO, Sílvio. Educação anarquista. Piracibaca, SP: UNIMEP, 1995 a.

GALLO, Sílvio. Pedagogia do risco. Piracicaba: UNIMEP, 1995 b.

LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL. Rio de Janeiro:

Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Rio de Janeiro, s/d.

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. Brasília, MEC, 2007.

TEIXEIRA, Anísio. Educação não é privilégio. Rio de Janeiro: EDUFRJ, 1999.