TEMPO INTEGRAL E EDUCAÇÃO INTEGRAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PESQUISA NO ÂMBITO DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO (CAPES/INEP)

Lígia Martha Coimbra da Costa Coelho, Janaína Specht da Silva Menezes, Nailda Marinho da Costa Bonato

Resumo


No meio acadêmico, já são conhecidos os incentivos à pesquisa que a Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior / CAPES concede, anualmente, no sentido de incrementar, cada vez mais, as investigações científicas nacionais nos mais diversos campos de atuação. Também é fato reconhecido o volume de dados que o Instituto de Estudos e pesquisas Educacionais Anísio Teixeira / INEP vem acumulando nos últimos anos, entre eles, resultados de grandes avaliações de desempenho educacional, em âmbito nacional, como o ENEM; o SAEB; o Educacenso; a Prova Brasil e, mais recentemente, a Provinha Brasil e o IDEB. O que nos leva a apresentar este artigo é o fato desses dois órgãos governamentais terem se unido em torno de um Programa de fomento - o Observatório da Educação -, que objetiva o desenvolvimento de pesquisas no campo específico da educação tendo, como uma das normas, “a utilização dos dados estatísticos educacionais produzidos pelo INEP como subsídio ao aprofundamento de estudos sobre a realidade educacional brasileira”.

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Referências


COELHO, Lígia Martha C. da Costa e CAVALIERE, Ana Maria (Orgs). Educação Brasileira em Tempo Integral. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

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DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v3i5.1536

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