TEMPO INTEGRAL E EDUCAÇÃO INTEGRAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PESQUISA NO ÂMBITO DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO (CAPES/INEP)
PDF (Português (Brasil))

Cómo citar

Coelho, L. M. C. da C., Menezes, J. S. da S., & Bonato, N. M. da C. (2011). TEMPO INTEGRAL E EDUCAÇÃO INTEGRAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PESQUISA NO ÂMBITO DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO (CAPES/INEP). Revista Contemporânea De Educação, 3(5), 184–189. https://doi.org/10.20500/rce.v3i5.1536

Resumen

No meio acadêmico, já são conhecidos os incentivos à pesquisa que a Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior / CAPES concede, anualmente, no sentido de incrementar, cada vez mais, as investigações científicas nacionais nos mais diversos campos de atuação. Também é fato reconhecido o volume de dados que o Instituto de Estudos e pesquisas Educacionais Anísio Teixeira / INEP vem acumulando nos últimos anos, entre eles, resultados de grandes avaliações de desempenho educacional, em âmbito nacional, como o ENEM; o SAEB; o Educacenso; a Prova Brasil e, mais recentemente, a Provinha Brasil e o IDEB. O que nos leva a apresentar este artigo é o fato desses dois órgãos governamentais terem se unido em torno de um Programa de fomento - o Observatório da Educação -, que objetiva o desenvolvimento de pesquisas no campo específico da educação tendo, como uma das normas, “a utilização dos dados estatísticos educacionais produzidos pelo INEP como subsídio ao aprofundamento de estudos sobre a realidade educacional brasileira”.
https://doi.org/10.20500/rce.v3i5.1536
PDF (Português (Brasil))

Citas

COELHO, Lígia Martha C. da Costa e CAVALIERE, Ana Maria (Orgs). Educação Brasileira em Tempo Integral. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

COELHO, Lígia Martha C. da Costa. Educação integral nos anos 30: movimentos e seus discursos. Trabalho apresentado no X Congresso Luso Brasileiro de História da Educação. Uberlândia, MG: 2006.

GALLO, Sílvio. Educação anarquista. Piracibaca, SP: UNIMEP, 1995 a.

GALLO, Sílvio. Pedagogia do risco. Piracicaba: UNIMEP, 1995 b.

LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL. Rio de Janeiro:

Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Rio de Janeiro, s/d.

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. Brasília, MEC, 2007.

TEIXEIRA, Anísio. Educação não é privilégio. Rio de Janeiro: EDUFRJ, 1999.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Derechos de autor 2014 Revista Contemporânea de Educação

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.