A FORMAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE DO BRASIL: UM BALANÇO DOS ÚLTIMOS OITENTA ANOS

Daniela Patti do Amaral, Renato José de Oliveira

Resumo


O presente trabalho aborda a gênese da formação pedagógica oferecida no Brasil e pela UFRJ ao longo dos últimos oitenta anos. Observa-se que a formação pedagógica nasce com um perfil complementar à formação disciplinar, sendo que o modelo pensado no início da década de 30 para a formação dos professores muito se aproxima da formação oferecida em 2008 pela Faculdade de Educação da UFRJ. Com base na análise retórica, desenvolvida a partir das contribuições de Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996) e Reboul (1998), foram analisados os argumentos dos licenciandos da UFRJ sobre sua formação pedagógica, e constatou-se que esta instituição tem se empenhado em proporcionar condições mais favoráveis ao processo de formação dos professores que irão atuar na educação básica do país.

Texto completo:

PDF

Referências


AMARAL, D.P. Faculdade de Educação da UFRJ: argumentos pela sua constituição como território de formação teórica e prática dos licenciandos. Tese (Doutorado em Educação). Rio de Janeiro: UFRJ/Faculdade de Educação/Programa de Pós-graduação em Educação, 2008.

AYRES, A.C.M. As tensões entre a licenciatura e o bacharelado: a formação dos professores de biologia como território contestado. In: Marandino, M.; Selles, S; Ferreira, M.; Amorim, A.C. (orgs.). Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa. Niterói: Eduff, 2005.

AYRES, A.C.M. Tensão entre Matizes: um estudo a partir do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Formação de Professores/UERJ. Tese (Doutorado em Educação). Niterói, Universidade Federal Fluminense, 2005.

BRASIL/MEC/INEP. Censo da educação superior 2005. Disponível em http://www.inep.gov.br. Capturado em dezembro de 2006.

CANDAU, V.; LÜDKE, M.; MENDONÇA, A.W.; WAGNER, R. e WALL, Y. Novos rumos da licenciatura. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 1988.

CANDAU, V.M. Universidade e formação de professores: que rumos tomar? In: CANDAU, v. (org.). Magistério: construção cotidiana. 5.ed. Petrópolis: Vozes, 2003.




DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v3i5.1545

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



         


RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.