INVESTIGANDO OS RUMOS CURRICULARES DA DISCIPLINA HISTÓRIA NATURAL NO COLÉGIO PEDRO II: AS ATAS DE CONCURSOS PARA PROFESSORES COMO FONTE HISTÓRICA
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
ARICLÊ, V. & LORENZ, K. M. Programa de Ensino da Escola Secundária Brasileira: 1850- 1951. Curitiba: Ed. do Autor, 1998.
CAMPAGNOLI, R. R. & SELLES, S.E. Produção curricular nos anos 1950/70: tradução e adaptação da versão verde dos BSCS. In: Atas do Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Porto, 2008, p. 1-12.
CASSAB, M. A produção em história das disciplinas escolares pela escrita de pesquisadores brasileiros. Mimeo, 2008.
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, no 2, 1990, p. 177-229.
FARIA FILHO, L. M. Escolarização, culturas e práticas escolares no Brasil; elementos teórico-metodológicos de um programa de pesquisa. In: LOPES, A.; MACEDO, E. (Org.) Disciplinas e integração curricular: história e políticas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 13-35.
FARIA FILHO, L. M; VIDAL, D. G.; GONÇALVES, I. A.; PAULILO, A. A cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação na história da educação brasileira. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 1, 2004, p.139-160.
FARIA FILHO, L. M. Escolarização e cultura escolar no Brasil: reflexões em torno de alguns pressupostos e desafios. In: BENCOSTTA, M. L. (org.). Culturas escolares, saberes e práticas educativas - itinerários históricos. São Paulo: Cortez, 2007.
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v3i6.1552
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais
RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.