INVESTIGANDO OS RUMOS CURRICULARES DA DISCIPLINA HISTÓRIA NATURAL NO COLÉGIO PEDRO II: AS ATAS DE CONCURSOS PARA PROFESSORES COMO FONTE HISTÓRICA

Conteúdo do artigo principal

Mariana Cassab
Sandra Escovedo Selles

Resumo

Na intenção de contribuir para a compreensão do processo sócio-histórico da mudança do ensino de História Natural para Biologia no Colégio Pedro II, este trabalho procura analisar as atas de três concursos para docentes em História Natural, realizados durante as décadas de 1950/60. Tomadas como testemunhos não-neutros deste processo, a análise das atas sugere transformações e permanências nos conteúdos e métodos selecionados para o ensino de História Natural, em um período de intensas disputas e tensões sobre uma disciplina escolar que procura resistir e manter seu espaço de influência no currículo -- a História Natural -- e outra que procura se estabelecer -- Biologia.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional

Referências

ARICLÊ, V. & LORENZ, K. M. Programa de Ensino da Escola Secundária Brasileira: 1850- 1951. Curitiba: Ed. do Autor, 1998.

CAMPAGNOLI, R. R. & SELLES, S.E. Produção curricular nos anos 1950/70: tradução e adaptação da versão verde dos BSCS. In: Atas do Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Porto, 2008, p. 1-12.

CASSAB, M. A produção em história das disciplinas escolares pela escrita de pesquisadores brasileiros. Mimeo, 2008.

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, no 2, 1990, p. 177-229.

FARIA FILHO, L. M. Escolarização, culturas e práticas escolares no Brasil; elementos teórico-metodológicos de um programa de pesquisa. In: LOPES, A.; MACEDO, E. (Org.) Disciplinas e integração curricular: história e políticas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 13-35.

FARIA FILHO, L. M; VIDAL, D. G.; GONÇALVES, I. A.; PAULILO, A. A cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação na história da educação brasileira. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 1, 2004, p.139-160.

FARIA FILHO, L. M. Escolarização e cultura escolar no Brasil: reflexões em torno de alguns pressupostos e desafios. In: BENCOSTTA, M. L. (org.). Culturas escolares, saberes e práticas educativas - itinerários históricos. São Paulo: Cortez, 2007.