UM OLHAR SOBRE O(S) SENTIDO(S) DO MESTRADO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO COLÉGIO PEDRO II

Conteúdo do artigo principal

Vanessa Cristina Maximo Portella

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com professores-mestres do Colégio Pedro II, que atuam nas séries iniciais. A partir de entrevistas com professores-mestres e representantes institucionais, investiguei se o mestrado constitui-se num momento de aproximação entre universidade e escola e em que medida ele atende às expectativas desses professores. Funcionando como uma modalidade de formação continuada para esses docentes, uma vez que a maioria permanece no colégio após o curso, tornava-se relevante clarificar o que vem representando o mestrado para a pessoa do professor, para a sua atuação profissional na educação básica, bem como para a instituição a que pertence.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional

Referências

ANDRÉ, Marli. O papel da pesquisa na articulação entre saber e prática docente. In: Anais do VII ENDIPE, Goiânia: 1994, v.II, p.291-296.

ANDRÉ, Marli. Desafios da pós-graduação e da pesquisa sobre formação de professores. Educação & Linguagem, ano 10, n.15, jan/jun, 2007, p.43-59.

ANDRÉ, Marli. Pesquisa, formação e prática docente. In: ANDRÉ, M. (org.) O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. São Paulo: Papirus, 2005.

BEILLEROT, Jacky. A pesquisa: esboço de uma análise. In: ANDRÉ, Marli. O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, 2005, p. 71-90.

BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. V Plano Nacional de pós-graduação. Brasília, DF: CAPES, 2004. Disponível em: http//www.capes.gov.br. Acesso em 14 de agosto de 2007.

CANÁRIO, Rui. A prática profissional na formação de professores. In: CAMPOS, B. P. (org.) Formação profissional de professores no ensino superior. Porto: Porto, 2001.

CANDAU, Vera Maria. Formação continuada de professores. In: CANDAU, V. M. (org.) Magistério: construção cotidiana. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.