COLÉGIO PEDRO II: ESPAÇO-TEMPO PRODUTOR DE POLÍTICAS CURRICULARES

Conteúdo do artigo principal

Ana de Oliveira

Resumo

A partir da interpretação de que as disciplinas escolares são instrumentos de organização e controle da escolarização e selecionando duas matrizes de recontextualização de discursos que se entrecruzam, analiso a forma como a disciplina escolar História vem sendo constituída no Colégio Pedro II. Concluo destacando que, mesmo que o MEC tenha se mostrado fortemente inclinado a considerar o Colégio Pedro II como o laboratório de suas propostas, a micropolítica da escola forneceu muitos de seus sentidos, da mesma forma que procedeu a uma multiplicidade de leituras que ora refletiram ora refutaram as concepções que essas mesmas propostas pretendiam tornar hegemônicas.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional

Referências

BALL, S. J. La micropolítica de la escuela: hacia uma teoria de la organización escolar. Barcelona: Paidós, 1989.

BALL & BOWE, R. El curriculum nacional y su “puesta em practica”: el papel de los departamentos de materias o asgnaturas. Revista de Estúdios de Curriculum, v.1, n.2, p. 105-131, abr., 1998

BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2005.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: História /terceiro e quartos ciclos do ensino fundamental. Brasília: 1998

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: Introdução. Brasília: 1998.

COLÉGIO PEDRO II. Plano Geral de Ensino. Rio de Janeiro: CPII, 1980, 1981, 1982, 1983, 1984, 1985, 1986, 1987, 1988, 1990/91/92 e 1996.

COLÉGIO PEDRO II. Projeto Político-pedagpógico. Brasília: Inep/MEC, 2002.

COLÉGIO PEDRO II. Encontros no. 1,jul.,2003 . Rio de Janeiro: Colégio Pedro II, 2003.