A PESQUISA HISTÓRICA DOS INTERNATOS DE ENSINO PROFISSIONAL: REVENDO AS FONTES PRODUZIDAS ENTRE OS SÉCULOS XIX E XX

Conteúdo do artigo principal

Irma Rizzini

Resumo

O artigo apresenta uma discussão sobre as fontes históricas dos internatos para crianças pobres no Brasil, tema raramente abordado na historiografia da área. As fontes são analisadas a partir da concepção de que os textos não têm autonomia para produzir representações desvinculadas dos processos sociais, políticos e culturais que as geraram, e muito menos, das experiências dos sujeitos. A leitura das fontes, desvencilhada do pressuposto da evolução e retrocesso das instituições educacionais, permite vislumbrar as dinâmicas de mutação das instituições, investigar as modalidades relacionais, os jogos de poder, entre os diversos sujeitos que estão envolvidos na sua criação e funcionamento.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional

Referências

CASTRO, Hebe Maria Mattos de. Das cores do silêncio: os significados da liberdade no sudeste escravista: Brasil século XIX. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1995.

CASTRO, Rozenilda. Companhia de Aprendizes Marinheiros do Piauí -- 1874 a 1915. História de uma instituição educativa. Teresina: Editora Universitária da UFPI, 2008.

CERUTTI, Simona. Processos e experiência: indivíduos, grupos e identidades em Turim no século XVII. In: REVEL, Jacques (org.). Jogos de escalas: a experiência da microanálise. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998.

CHALHOUB, Sidney. Visões da liberdade: uma história das últimas décadas da escravidão na Corte. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

FALCÃO, José Antonio. Informação do Estado da Caza dos Educandos Artifices e das precisões que n'ella se sentem; desde o seu começo. Dada em cumprimento das Ordens que se servio expedir no seu Officio de 15 de setembro de 1849, o Illm Exm. Snr. Herculano Ferreira Penna, Commendador da Imperial Ordem da Roza, e Presidente desta Provincia, ao director da mesma casa José Antonio Falcão, Alferes Alferes da 3a Classe do Exercito Primeira Linha. Em 24 de setembro de 1849. Maranhão: Typ. da Temperança, 1849.