CURSO DE PEDAGOGIA NA BERLINDA

Conteúdo do artigo principal

Glória Regina Graçano Soares

Resumo

Esta pesquisa investiga como o novo currículo do curso de Pedagogia incorpora as questões culturais, levando em conta as novas Diretrizes Curriculares traçadas para o curso de Pedagogia, após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases (LBD) nº 9.394/96. Primeiramente, apresento como se deu a trajetória do curso de formação de professores das séries iniciais no Brasil, destacando principalmente os embates e tensões, até a publicação das Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia, licenciatura, ocorrida em 2006 (CNE/CP Nº 1). Analiso também, as estratégias discursivas mobilizadas em torno das recentes reformas curriculares do curso de Pedagogia, em meio a lutas hegemônicas pela fixação de determinados sentidos atribuídos a própria interface currículo-cultura.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos

Referências

ANFOPE / ANPEd / CEDES. A Definição das Diretrizes para o Curso de Pedagogia. Documento enviado ao CNE visando a elaboração das DCNs para os Cursos de Pedagogia. Disponível em: http://www.anped.org.br/200904PosicaoDiretrizesCursosPedagogia.doc. Acesso em: 26/07/2008.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Pluralidade Cultural e Orientação Sexual -- Temas Transversais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Constituição Federal. 1988

BRASIL. Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/ CP N. 5/2005. Aprovado em 13/12/2005.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP No 1, de 15 de Maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura.

BRZEZINSKI, Iria. Pedagogia, Pedagogos e Formação de Professores. 6 ed. Campinas: Papirus Editora, 2006.