VIOLÊNCIA ESCOLAR E DESEMPENHO: AS EVIDÊNCIAS DO SAEB 2003

Conteúdo do artigo principal

Juliana Frizzoni Candian

Resumo

O artigo procura investigar o impacto da violência escolar sobre o desempenho escolar, considerando alguns aspectos da estrutura familiar e do trabalho docente que também influem no desempenho e são afetados pelas práticas de violência escolar. Para isso, utilizaremos os dados do SAEB 2003 (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que conta com questões relativas à violência nas escolas praticada contra o professor. Esses aspectos foram coordenados, especificando um modelo multinível adequado, de forma a oferecer um quadro explicativo das relações entre violência dentro da escola e características dos docentes e da escola como fatores do desempenho diferenciado entre os alunos.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional

Referências

ABRAMOVAY, Miriam. Escola e violência. Brasília: UNESCO,UCB, 2002.

ABRAMOVAY, Miriam. Enfrentado a violência nas escolas: um informe do Brasil. In: Violência na escola: América Latina e Caribe. Brasília: UNESCO, 2003.

ABRAMOVAY, Miriam; RUAS, Maria das Graças (2003). Violência nas escolas. Brasília: UNESCO, Rede Pitágoras, 2003.

ALVES, Fátima; BONAMINO, Alícia; FRANCO, Creso. Investigação de fatores associados à eficácia escolar no Brasil: dados do SAEB 2003. In: Relatório Técnico INEP/MEC. Mimeo, 2005.

ALVES, Maria Teresa Gonzaga. Efeito-escola e fatores associados ao progresso acadêmico dos alunos entre o início da 5a série e o fim da 6a série do Ensino Fundamental: um estudo longitudinal. Tese (doutorado em Educação) -- Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.