EDUCAÇÃO E POBREZA: O IMPACTO DAS CONDICIONALIDADES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

Autores

  • Anderson Paulino da Silva
  • André Brandão
  • Salete da Dalt

DOI:

https://doi.org/10.20500/rce.v4i8.1587

Resumo

Este trabalho examina a relação entre Educação e pobreza, analisando os impactos das condicionalidades do Programa Bolsa Família sobre o perfil educacional das famílias atendidas no Nordeste. O estudo é parte de uma investigação, coordenada pelo DataUFF, com base numa amostra de entrevistas semiestruturadas. As conclusões confirmam dados apontados por outras pesquisas sobre os impactos do PBF na escolaridade de crianças e adolescentes, paralelamente à expansão da rede escolar de Ensino Fundamental. Além disso, avança nas discussões sobre o fortalecimento da cidadania e aumento da escolarização das famílias, a partir de sua inserção na política de transferência de renda.

Referências

BARBOSA. Maria Ligia de Oliveira; SANT'ANNA GABRIEL, Maria Josefina. As classes populares e a valorização da educação no Brasil (mimeo). IFCS/UFRJ, 2009. Texto no prelo para publicação.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 2005.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, J.C. A Reprodução -- Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora, 1975.

BRANDÃO, André DALT, Salete da; GOUVEIA, Vitor H. Segurança alimentar e nutricional entre os beneficiários do PBF. In VAITSMAN, J. ; PAES-SOUZA, Rômulo. Avaliação de políticas e programas do MDS. Brasília, MDS, 2007.

CASTRO, Maria Helena G. Avaliação do sistema educacional brasileiro -- Tendências e Perspectivas. Brasília: INEP, 1998.

Downloads

Publicado

2009-12-06

Edição

Seção

Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional