EDUCAÇÃO E POBREZA: O IMPACTO DAS CONDICIONALIDADES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

Conteúdo do artigo principal

Anderson Paulino da Silva
André Brandão
Salete da Dalt

Resumo

Este trabalho examina a relação entre Educação e pobreza, analisando os impactos das condicionalidades do Programa Bolsa Família sobre o perfil educacional das famílias atendidas no Nordeste. O estudo é parte de uma investigação, coordenada pelo DataUFF, com base numa amostra de entrevistas semiestruturadas. As conclusões confirmam dados apontados por outras pesquisas sobre os impactos do PBF na escolaridade de crianças e adolescentes, paralelamente à expansão da rede escolar de Ensino Fundamental. Além disso, avança nas discussões sobre o fortalecimento da cidadania e aumento da escolarização das famílias, a partir de sua inserção na política de transferência de renda.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional

Referências

BARBOSA. Maria Ligia de Oliveira; SANT'ANNA GABRIEL, Maria Josefina. As classes populares e a valorização da educação no Brasil (mimeo). IFCS/UFRJ, 2009. Texto no prelo para publicação.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 2005.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, J.C. A Reprodução -- Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora, 1975.

BRANDÃO, André DALT, Salete da; GOUVEIA, Vitor H. Segurança alimentar e nutricional entre os beneficiários do PBF. In VAITSMAN, J. ; PAES-SOUZA, Rômulo. Avaliação de políticas e programas do MDS. Brasília, MDS, 2007.

CASTRO, Maria Helena G. Avaliação do sistema educacional brasileiro -- Tendências e Perspectivas. Brasília: INEP, 1998.