A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NO DESEMPENHO ESCOLAR: ESTUDO DE DADOS DA GERAÇÃO ESCOLAR 2005

Cláudio Marques M. Nogueira, Maria Amália de Almeida Cunha, Maria José Braga Viana, Tânia de Freitas Resende

Resumo


O texto apresenta uma síntese dos resultados de uma pesquisa desenvolvida de forma articulada ao “Estudo Longitudinal da Geração Escolar 2005 -- Projeto GERES”. Durante quatro anos, este projeto acompanhou os desempenhos escolares de cerca de 21.000 alunos do Ensino Fundamental, em cinco cidades brasileiras. A partir da delimitação de uma subamostra da população GERES, aplicamos questionários a 299 famílias de Belo Horizonte, visando identificar a influência das características familiares sobre o desempenho escolar dos alunos. Optamos por tomar como variáveis independentes não apenas os aspectos mais objetivos das famílias (renda, ocupação, escolaridade, nº de filhos, entre outros), mas também aspectos mais difíceis de serem mensurados (modos de regulação das tarefas cotidianas, usos do tempo e relação com o futuro, formas de exercício da autoridade familiar, usos da língua escrita, etc).

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Ana Maria F.; NOGUEIRA, Maria Alice. A escolarização das elites: um panorama internacional da pesquisa. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 49-65.

ALVES, F. C. de M. . Escolhas familiares no contexto da estratificação educacional e residencial da cidade do Rio de Janeiro. Seminário GERES, Belo Horizonte, abr, 2008.

ALVES, M. T. G. .As pesquisas sobre o Efeito das Escolas: constituição do campo de pesquisa e desenvolvimento no Brasil. In: IV Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI. Teresina: EDUFPI, 2006, p. 47-64.

BALLION, R. .Les consommateurs d'école. Paris : Stock, 1982.

BOURDIEU, P. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Organização de Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani. Petrópolis: Vozes, 1998a.

BOURDIEU, P. Os três estados do capital cultural. In: BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Organização de Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani. Petrópolis: Vozes, 1998b.




DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v4i8.1591

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



    


RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.