A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NO DESEMPENHO ESCOLAR: ESTUDO DE DADOS DA GERAÇÃO ESCOLAR 2005

Abstract

O texto apresenta uma síntese dos resultados de uma pesquisa desenvolvida de forma articulada ao “Estudo Longitudinal da Geração Escolar 2005 -- Projeto GERES”. Durante quatro anos, este projeto acompanhou os desempenhos escolares de cerca de 21.000 alunos do Ensino Fundamental, em cinco cidades brasileiras. A partir da delimitação de uma subamostra da população GERES, aplicamos questionários a 299 famílias de Belo Horizonte, visando identificar a influência das características familiares sobre o desempenho escolar dos alunos. Optamos por tomar como variáveis independentes não apenas os aspectos mais objetivos das famílias (renda, ocupação, escolaridade, nº de filhos, entre outros), mas também aspectos mais difíceis de serem mensurados (modos de regulação das tarefas cotidianas, usos do tempo e relação com o futuro, formas de exercício da autoridade familiar, usos da língua escrita, etc).
https://doi.org/10.20500/rce.v4i8.1591
PDF (Português (Brasil))

References

ALMEIDA, Ana Maria F.; NOGUEIRA, Maria Alice. A escolarização das elites: um panorama internacional da pesquisa. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 49-65.

ALVES, F. C. de M. . Escolhas familiares no contexto da estratificação educacional e residencial da cidade do Rio de Janeiro. Seminário GERES, Belo Horizonte, abr, 2008.

ALVES, M. T. G. .As pesquisas sobre o Efeito das Escolas: constituição do campo de pesquisa e desenvolvimento no Brasil. In: IV Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI. Teresina: EDUFPI, 2006, p. 47-64.

BALLION, R. .Les consommateurs d'école. Paris : Stock, 1982.

BOURDIEU, P. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Organização de Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani. Petrópolis: Vozes, 1998a.

BOURDIEU, P. Os três estados do capital cultural. In: BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Organização de Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani. Petrópolis: Vozes, 1998b.

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).