POLÍTICA EDUCACIONAL NO CAMPO: ESPAÇO DE AÇÃO DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM-TERRA NO BRASIL

Conteúdo do artigo principal

Aparecida do Carmo Lima
Amélia Kimiko Noma

Resumo

O objetivo deste texto é analisar a constituição de práticas educativas no MST/PR (Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra/Paraná), que se articulam com políticas públicas de educação e recebem subsídios do Pronera (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária). Para o MST/PR, os processos formativos visam à formação dos sujeitos do campo para que estudantes e egressos contribuam na organização da produção nas áreas de Reforma Agrária e de Comunidades Camponesas. É nessa perspectiva que vem sendo construída a prática pedagógica de formação de técnicos em Agroecologia na Escola Milton Santos, em Maringá/PR.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos

Referências

ALTIERRI, Miguel. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 4. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004. (Síntese Universitária).

BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Referência para uma política nacional de educação do campo: caderno de subsídio/coordenação: RAMOS, Marise N.; MOREIRA, Telma M.; SANTOS, Clarice A. S. -- Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, Grupo Permanente de Trabalho de Educação do Campo, 2004.

CALDART, Roseli Nunes. Pedagogia do movimento sem terra. 3. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2004a.

CALDART, Roseli Nunes. Elementos para a construção do projeto político e pedagógico da educação do campo. In: MOLINA, M. C.; JESUS, S. M. S. (Org.). Por uma educação do campo: contribuição para a construção de um projeto de educação do campo. Brasília, DF: Articulação Nacional “Por uma Educação do Campo”. 2004b.

CALDART, Roseli Nunes. Sobre a educação do campo. In: SANTOS, Clarice (Org.). Educação do campo: Campo-políticas públicas-educação. Brasília, DF: INCRA; MDA, 2008.

CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E CAPACITAÇÃO EM AGROECOLOGIA (CEAGRO). Projeto rede de educação e pesquisa popular em Agroecologia. Canta Galo: Digitado, 2008. 23 p.