POLÍTICA EDUCACIONAL NO CAMPO: ESPAÇO DE AÇÃO DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM-TERRA NO BRASIL

Abstract

O objetivo deste texto é analisar a constituição de práticas educativas no MST/PR (Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra/Paraná), que se articulam com políticas públicas de educação e recebem subsídios do Pronera (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária). Para o MST/PR, os processos formativos visam à formação dos sujeitos do campo para que estudantes e egressos contribuam na organização da produção nas áreas de Reforma Agrária e de Comunidades Camponesas. É nessa perspectiva que vem sendo construída a prática pedagógica de formação de técnicos em Agroecologia na Escola Milton Santos, em Maringá/PR.
https://doi.org/10.20500/rce.v4i8.1595
PDF (Português (Brasil))

References

ALTIERRI, Miguel. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 4. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004. (Síntese Universitária).

BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Referência para uma política nacional de educação do campo: caderno de subsídio/coordenação: RAMOS, Marise N.; MOREIRA, Telma M.; SANTOS, Clarice A. S. -- Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, Grupo Permanente de Trabalho de Educação do Campo, 2004.

CALDART, Roseli Nunes. Pedagogia do movimento sem terra. 3. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2004a.

CALDART, Roseli Nunes. Elementos para a construção do projeto político e pedagógico da educação do campo. In: MOLINA, M. C.; JESUS, S. M. S. (Org.). Por uma educação do campo: contribuição para a construção de um projeto de educação do campo. Brasília, DF: Articulação Nacional “Por uma Educação do Campo”. 2004b.

CALDART, Roseli Nunes. Sobre a educação do campo. In: SANTOS, Clarice (Org.). Educação do campo: Campo-políticas públicas-educação. Brasília, DF: INCRA; MDA, 2008.

CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E CAPACITAÇÃO EM AGROECOLOGIA (CEAGRO). Projeto rede de educação e pesquisa popular em Agroecologia. Canta Galo: Digitado, 2008. 23 p.

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).