O ensino da leitura e da escrita: desafios do PNAIC

Conteúdo do artigo principal

Priscila Dantas Fernandes
Verônica dos Reis Mariano Souza

Resumo

Este texto apresenta as dificuldades encontradas pelos alunos e professores alfabetizadores em sala de aula no ensino da Língua Portuguesa. Para isso, nos questionamos: que dificuldades enfrentaram os professores e seus alunos dos anos iniciais do ensino fundamental de um município em Sergipe, no processo de ensino e aprendizagem em Língua Portuguesa? Realizamos uma pesquisa qualitativa, mediante entrevistas semiestruturadas, com orientadores de estudo e professores alfabetizadores de um município, durante algumas formações ocorridas em 2015. A alfabetização é um dos momentos mais importantes na vida escolar de uma criança, pois é quando se pode acentuar o gosto pela leitura. Dessa forma, constitui-se na aprendizagem de práticas, usos e funções da leitura e da escrita.

 

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Priscila Dantas Fernandes, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Doutoranda em Educação pela UFS

Verônica dos Reis Mariano Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Professora do Departamento de Educação da UFS

Referências

ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. Conceituando alfabetização e letramento. In: SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia (Org.). Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 11-21.

AVALIAÇÃO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (ANA). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2017. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br>. Acesso em: 06 nov. 2017.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Estética da criação verbal. 5. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010. No texto 2012

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, Senado Federal, 05 de outubro de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil _03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm>. Acesso em: 15 fev. 2017.

BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: 1996.

BRASIL. Elementos Conceituais e Metodológicos para Definição dos Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento do Ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º anos) do Ensino Fundamental. 2012a. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php? option=com_docman&view=download&alias=12827-texto-referencia-consulta-publica-2013-cne-pdf&category_slug=marco-2013-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 10 fev. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 867, de 4 de julho de 2012. Institui o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e as ações do Pacto e define suas diretrizes gerais. Diário Oficial da União, Brasília, 05 jul. 2012.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: formação do professor alfabetizador: Caderno de Apresentação. Brasília: MEC, SEB, 2012b.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Avaliação Nacional da Alfabetização: Relatório 2013-2014. Volume 2: análise dos resultados. -- Brasília: Inep, 2015.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. 10. ed. São Paulo: Scipione, 2001.

CANDAU, Vera Maria Ferrão (org.). CANDAU, Vera Maria Ferrão. Formação continuada de professores: tendências atuais. In: Magistério: construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1997. p. 51-68.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças Culturais, Cotidiano Escolar e Práticas Pedagógicas. Revista Currículo sem Fronteiras. v.11, n.2, p. 240-255, 2011.

FERREIRO, Emília. Alfabetização em processo. São Paulo: Cortez, 1996.

FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 2000.

FERREIRO, Emília. Com todas as letras. São Paulo: Cortez, 2011.

FERREIRO, Emília; TEBEROSK, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.

GRESSLER, Lori Alice. Introdução à pesquisa: projetos e relatórios. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2007.

LEAL, Telma Ferraz; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. Textos que ajudam a organizar o dia-a-dia. In: BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; ROSA, Ester Calland Rosa (Orgs.). Leitura e produção de textos na alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 65-82

MAGALHÃES, Luciane Manera; ARAUJO, Rita de Cássia Barros de Freitas; ACHTSCHIN, Simone Borrelli; MELO, Terezinha Toledo Melquíades de. Planejamento do ensino: alfabetização e ensino/aprendizagem do componente curricular - Língua Portuguesa. In: BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: formação de professores no pacto nacional pela alfabetização na idade certa. Brasília: MEC, SEB, 2012. p. 6-16.

MORAIS, Artur Gomes de; LEITE, Tânia Maria S. B. Rios. A escrita alfabética: por que ela é um código? Como as crianças dela se apropriam? In: BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Ano 1: unidade 3. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012. p. 6-18.

MORAIS, Georgyanna Andréa Silva. Alfabetização na perspectiva do letramento: um estudo etnográfico. 2009. (154 páginas); Dissertação (Mestrado em Educação), Teresina. Universidade Federal do Piauí. Teresina, 2009.

PIMENTEL, Susana Couto. Formação de professores para a inclusão. In: MIRANDA, Teresinha Guimarães; FILHO, Teófilo Alves Galvão (Org.). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: EDUFBA, 2012. p. 139-155.

SANTOS, Carmi Ferraz; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. Alfabetizar letrando. In: SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia (Org.). Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 95-109.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2013.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Alternativas pedagógicas para formação do professor da educação superior. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; VIANA, Cleide Maria Quevedo Quixada (Org.). Docentes para a educação superior: processos formativos. Campinas: Papirus, 2010. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

ZOÍA, Alceu. Todos iguais, todos desiguais. In: ALMEIDA, Dulce Barros de (Org.). Educação: diversidade e inclusão em debate. Goiânia: Descubra, 2006. p. 13-25.