O ensino da leitura e da escrita: desafios do PNAIC

Priscila Dantas Fernandes, Verônica dos Reis Mariano Souza

Resumo


Este texto apresenta as dificuldades encontradas pelos alunos e professores alfabetizadores em sala de aula no ensino da Língua Portuguesa. Para isso, nos questionamos: que dificuldades enfrentaram os professores e seus alunos dos anos iniciais do ensino fundamental de um município em Sergipe, no processo de ensino e aprendizagem em Língua Portuguesa? Realizamos uma pesquisa qualitativa, mediante entrevistas semiestruturadas, com orientadores de estudo e professores alfabetizadores de um município, durante algumas formações ocorridas em 2015. A alfabetização é um dos momentos mais importantes na vida escolar de uma criança, pois é quando se pode acentuar o gosto pela leitura. Dessa forma, constitui-se na aprendizagem de práticas, usos e funções da leitura e da escrita.

 


Palavras-chave


Alfabetização, Língua Portuguesa, PNAIC.

Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. Conceituando alfabetização e letramento. In: SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia (Org.). Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 11-21.

AVALIAÇÃO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (ANA). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2017. Disponível em: . Acesso em: 06 nov. 2017.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Estética da criação verbal. 5. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010. No texto 2012

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, Senado Federal, 05 de outubro de 1988. Disponível em: . Acesso em: 15 fev. 2017.

BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: 1996.

BRASIL. Elementos Conceituais e Metodológicos para Definição dos Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento do Ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º anos) do Ensino Fundamental. 2012a. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 867, de 4 de julho de 2012. Institui o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e as ações do Pacto e define suas diretrizes gerais. Diário Oficial da União, Brasília, 05 jul. 2012.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: formação do professor alfabetizador: Caderno de Apresentação. Brasília: MEC, SEB, 2012b.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Avaliação Nacional da Alfabetização: Relatório 2013-2014. Volume 2: análise dos resultados. -- Brasília: Inep, 2015.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. 10. ed. São Paulo: Scipione, 2001.

CANDAU, Vera Maria Ferrão (org.). CANDAU, Vera Maria Ferrão. Formação continuada de professores: tendências atuais. In: Magistério: construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1997. p. 51-68.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças Culturais, Cotidiano Escolar e Práticas Pedagógicas. Revista Currículo sem Fronteiras. v.11, n.2, p. 240-255, 2011.

FERREIRO, Emília. Alfabetização em processo. São Paulo: Cortez, 1996.

FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 2000.

FERREIRO, Emília. Com todas as letras. São Paulo: Cortez, 2011.

FERREIRO, Emília; TEBEROSK, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.

GRESSLER, Lori Alice. Introdução à pesquisa: projetos e relatórios. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2007.

LEAL, Telma Ferraz; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. Textos que ajudam a organizar o dia-a-dia. In: BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; ROSA, Ester Calland Rosa (Orgs.). Leitura e produção de textos na alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 65-82

MAGALHÃES, Luciane Manera; ARAUJO, Rita de Cássia Barros de Freitas; ACHTSCHIN, Simone Borrelli; MELO, Terezinha Toledo Melquíades de. Planejamento do ensino: alfabetização e ensino/aprendizagem do componente curricular - Língua Portuguesa. In: BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: formação de professores no pacto nacional pela alfabetização na idade certa. Brasília: MEC, SEB, 2012. p. 6-16.

MORAIS, Artur Gomes de; LEITE, Tânia Maria S. B. Rios. A escrita alfabética: por que ela é um código? Como as crianças dela se apropriam? In: BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Ano 1: unidade 3. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012. p. 6-18.

MORAIS, Georgyanna Andréa Silva. Alfabetização na perspectiva do letramento: um estudo etnográfico. 2009. (154 páginas); Dissertação (Mestrado em Educação), Teresina. Universidade Federal do Piauí. Teresina, 2009.

PIMENTEL, Susana Couto. Formação de professores para a inclusão. In: MIRANDA, Teresinha Guimarães; FILHO, Teófilo Alves Galvão (Org.). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: EDUFBA, 2012. p. 139-155.

SANTOS, Carmi Ferraz; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. Alfabetizar letrando. In: SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia (Org.). Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 95-109.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2013.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Alternativas pedagógicas para formação do professor da educação superior. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; VIANA, Cleide Maria Quevedo Quixada (Org.). Docentes para a educação superior: processos formativos. Campinas: Papirus, 2010. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

ZOÍA, Alceu. Todos iguais, todos desiguais. In: ALMEIDA, Dulce Barros de (Org.). Educação: diversidade e inclusão em debate. Goiânia: Descubra, 2006. p. 13-25.




DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i26.16075

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista Contemporânea de Educação

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

         


RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.