Resumo
O texto apresenta e discute as principais contribuições do livro “A hipótese-cinema” para a prática educativa dos professores que desejam trabalhar com cinema na escola, e faz também uma reflexão sobre a relevância do pensamento de Alain Bergala para os professores brasileiros, considerando os grandes desafios que se colocam no processo de construção de propostas no âmbito escolar para a formação de espectadores mais exigentes em suas práticas culturais relativas ao cinema.Referências
ARROYO, Miguel G. Oficio de mestre: imagens e auto-imagens. 6.ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
BENJAMIN, Walter. A Obra de Arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas. vol. 1. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BERGALA Alain. A hipótese-cinema: pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: Booklink; CINEAD-LISE-FE/UFRJ, 2008
FANFANI, Emilio Tenti. La escuala y la cuestión social: ensayos de sociologia de la educación. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores, 2007.
GATTI, Bernadete Angelina & BARRETO, Elba Siqueira de Sá (coords.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília, 2009.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).